Artesãos de Teresópolis recebem carteira nacional da categoria

Você está visualizando atualmente Artesãos de Teresópolis recebem carteira nacional da categoria
Compartilhar:

Documento oferece inúmeros benefícios para os artistas

 Em Teresópolis, 12 artífices, que cumpriram todas as etapas do cadastramento realizado pelo Programa de Artesanato do Rio, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, receberam a Carteira Nacional do Artesão. O documento foi entregue nesta quarta-feira, 8, no Teatro Municipal, na Prefeitura, e contou com a presença do subsecretário estadual de Turismo, Gersiano Luz, do diretor de fomento do departamento de produção artesanal, Attilio Guglielmo, da secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão e da coordenadora de artesanato da Secretaria de Cultura, Fátima Cunha.

A Carteira Nacional do Artesão, além de garantir o acesso a microcrédito, oferece o reconhecimento profissional e várias vantagens, como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, capacitações, auxílio para divulgar trabalhos e benefícios com instituições parceiras, como descontos na compra de matéria prima.

Recentemente, a Setur-RJ e a Agência de Fomento do Rio (AgeRio) lançaram o ArtCred RJ, programa inédito de financiamento para artesãos fluminenses. A iniciativa é uma oportunidade para os artesãos desenvolverem seus negócios, aumentando a sua produção e, consequentemente, a renda. Os artífices que têm a Carteira Nacional poderão adquirir um crédito de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses e o crédito pode ser usado para aquisição de m&aa cute;quinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

“A entrega das carteiras é uma forma de valorizar e reconhecer a profissão de artesão. A Secretaria Municipal de Cultura tem um imenso prazer em participar da entrega dessas carteiras, pois o documento irá proporcionar inúmeros benefícios desde descontos em estabelecimentos parceiros até a participação no programa estadual, para a exposição dos seus trabalhos, além de aquecer a economia do município”, comentou a secretária de Cultura, Cléo Jordão. 

É importante ressaltar que o processo para a inscrição é feito em duas etapas: a primeira delas é um pré-cadastro no site do PAB, seguido pela curadoria técnica pelo Programa de Artesanato Estadual. Interessados podem obter mais informações na Secretaria de Cultura, que funciona no 3º piso do prédio da Prefeitura.

 

Fotos: Gutto Rodrigues