Semáforos com botoeiras para pedestres vão melhorar segurança no trânsito e mobilidade urbana

Compartilhar:

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Segurança Pública, iniciou a recuperação de semáforos com botoeiras para melhorar a segurança de pedestres e a mobilidade urbana. Dois pontos da cidade foram identificados como prioritários para receber os primeiros sinais recuperados: a Rua Tenente Luiz Meirelles, próximo à subida para o bairro Fazendinha, e a Avenida Lúcio Meira, em frente ao Centro Administrativo, o antigo fórum.

O semáforo da Rua Tenente Luiz Meirelles já está no local. Foi instalado na noite desta segunda-feira (10). Agora será colocada a parte eletrônica e iniciados os testes. Com a instalação do semáforo, o quebra-molas será retirado e a faixa repintada para reforçar a sinalização e a segurança. O semáforo que ficará em frente ao Centro Administrativo ainda está em fase de recuperação na oficina.

“Os semáforos estão sendo reformados pela Secretaria de Segurança Pública e vão ser colocados em locais estratégicos na cidade, onde há um fluxo muito grande de pedestres. Nosso objetivo é oferecer mais segurança para os pedestres e mobilidade ao trânsito do município”, disse o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

O que é uma botoeira para pedestres?

A botoeira tem a função de avisar o controlador que existe a demanda da travessia, ou seja, quando não acionada, não vai fechar o semáforo desnecessariamente. É acionada por contato seco, dando o pulso de informação ao controlador. Ao apertar o botão durante um ciclo já iniciado, o sinal só se fecha quando um novo ciclo começar.

Essa é a razão do tempo de fechamento variar. Por exemplo, se um semáforo funciona com ciclos de 1 minuto e o pedestre pressionar o botão logo no início desse ciclo, terá que aguardar pelo menos 1 minuto para que sua passagem seja liberada. Se pressionar a botoeira no fim do ciclo, seu tempo de espera será menor.

Foto: Divulgação