Segurança Municipal vistoria vans escolares

Compartilhar:

A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis realiza a vistoria obrigatória das vans utilizadas no transporte escolar. A fiscalização acontece na Praça Higino da Silveira (Feirinha do Alto), das 8h às 11h, até esta quinta-feira (31).

Os agentes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e da Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, vistoriam o funcionamento de todos os equipamentos de segurança, como cintos de segurança e extintores de incêndio. A parte técnica das vans também é avaliada, como luz de freio, espelhos e o estado dos pneus.

O foco principal da ação é melhorar o serviço prestado pelos motoristas das vans, visando à segurança das crianças que utilizam este tipo de transporte e também do condutor. “É a legalização que tranquiliza tanto os motoristas quanto os pais”, diz Carlos Henrique da Costa, motorista de van.

A vistoria acontece a cada seis meses e um dos objetivos é atender a demanda de reclamações sobre as vans clandestinas recebidas pela Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis. Essas vans são usadas por motoristas que não têm seu serviço regularizado pela Prefeitura. Só no ano passado foram apreendidas 12 vans irregulares.

“O que nós pedimos é que o pai, ao contratar uma van escolar, se informe sobre a sua legalização e se ela passou nos quesitos de inspeção”, adverte o guarda civil municipal Fabiano Basílio.

Para os motoristas que ainda não foram à vistoria, os documentos necessários são: certidão negativa do concessionário e do piloto, Carteira Nacional de Habilitação (piloto e concessionário), comprovante de residência atual (piloto e concessionário), laudo de vistoria de oficina mecânica, certificado der aferição do tacógrafo e cópia do documento do veículo vistoriado.

Texto: Raphael Branco
Fotos: Jorge Maravilha