Secretário Estadual de Saúde anuncia em Teresópolis obras para Unidades de Saúde em Bonsucesso e no Parque Ermitage

Compartilhar:

O Prefeito Vinicius Claussen passou a tarde desta sexta-feira (12) apresentando ao Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, as principais reivindicações de Teresópolis na área da Saúde. Na primeira parada, em Bonsucesso, no 3º Distrito, um compromisso firmado: a retomada da obra abandonada da Clínica de Saúde da Família.

Obras foram solicitações do Prefeito Vinicius Claussen

“Essa era uma promessa que fiz na época da campanha eleitoral: finalizar a obra e entregar à população. O secretário Edmar entendeu o projeto e a nossa expectativa é de que em torno do mês de outubro a gente consiga entregar uma unidade básica de saúde novinha para atender os cerca de 30 mil moradores de Bonsucesso e região”, comemorou o Prefeito.

O Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, confirmou. “Assumimos o compromisso de retomar e finalizar a obra. Estamos avaliando outros projetos apresentados e que têm grandes chances de podermos investir”, garantiu.

A parada seguinte foi no bairro Parque Ermitage. “Pleiteamos ao Estado a cessão de uma casa para a instalação de um posto de saúde avançado, e o Estado concordou. Hoje, os moradores são atendidos numa unidade móvel da Prefeitura, que registra 150 atendimentos diários”, relatou Vinicius Claussen.

Encerrando a visita na Prefeitura, outras demandas do município foram apresentadas: a construção de unidades básicas de saúde na Barra do Imbuí, na cidade, e em Providência, no 2º Distrito; a realização de mutirões de exames especializados, como de mamografia, tomografia computadorizada e de ressonância magnética, entre outros; o abastecimento de medicamentos e assistência farmacêutica.

“Conversamos sobre o cofinanciamento do Estado para ampliação da nossa atenção básica e o Estado confirmou o desejo. Vamos mandar um plano estruturante para aumentar a cobertura. Assumimos o município com 24% de cobertura e, no final de 2018, chegamos a 40%. Nossa meta é contratar equipes, habilitar novas unidades, fechar esse ano com 60% e atingir 70% de cobertura até 2020”, comemorou o Prefeito.

Para o Secretário de Estado de Saúde, a tarde em Teresópolis foi extremamente produtiva. “Aliamos a determinação do Governador Wilson Witzel de melhorar a saúde da população do estado do Rio de Janeiro com a nossa política do Plano Estadual de Regionalização da Saúde, para que cada região fluminense possa se organizar nas vias de cuidado e que a população não tenha que fazer grandes deslocamentos pra ser atendida. Os moradores de Teresópolis podem esperar um ano mais profícuo e, em breve, uma saúde mais adequada”, finalizou Edmar Santos.

Acompanharam a visita o deputado estadual Alexandre Knoploch, os vereadores Maurício Lopes, Dudu do Resgate e Alessandro Cahet e o secretário de Saúde de Teresópolis, Antonio Henrique Vasconcellos.