Secretaria de Trabalho Emprego e Economia Solidária

Missão

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária viabiliza a execução de políticas municipais nas áreas de incentivo ao trabalho e geração de renda. Faz a articulação do trabalhador com o mercado de trabalho, através da agência local do sistema nacional de empregos (SINE). É responsabilidade, ainda, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional e o estímulo à formação de associações e empresas associativas de produção de bens ou serviços. Também deve facilitar o acesso do empreendedor formal e informal ao crédito. Uma das principais atribuições da pasta é promover o planejamento e acompanhamento dos projetos de incentivo.

Espaço do Empreendedor

O Espaço do Empreendedor tem como objetivo facilitar a abertura de empresas e gerar emprego e renda. No local, empreendedores podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas; esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias; ter orientações sobre pequenos negócios; e, buscar linhas de microcrédito. São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Há plantão de equipes da Vigilância Sanitária e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

SINE

SINE é a sigla para Sistema Nacional de Emprego. Seu objetivo é intermediar a mão-de-obra para empresas, auxiliar no pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).