Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Saúde e Unifeso em ação de parceria na campanha de imunização contra a Covid-19
Capacitação alunos unifeso

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estão em parceria na campanha de imunização contra a Covid-19. Os estudantes universitários estão sendo capacitados junto às equipes de saúde para entenderem os principais aspectos relevantes em relação à vacinação no município.

No dia 17/08, iniciou-se a capacitação desses alunos no auditório do Unifeso. As orientações foram passadas pela equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (DVE), através das enfermeiras Tayná Lima, Renata Azevedo, Igor Pedersoli, Silvia Conceição e da dra. Mariana Tayt Sohn. Segundo a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, “vivemos um momento em que temos um quadro epidemiológico complexo, com flexibilização das atividades econômicas e a entrada da nova variante Delta no município. Diante desse quadro, mobilizar a sociedade é essencial e, no nosso caso, mobilizar as instituições de ensino é um dos eixos prioritários”.

Desta forma, os estudantes foram inseridos na rede municipal de saúde a partir do dia 18/08. Os alunos vão participar como vacinadores, nos locais de vacinação do município, sob supervisão. Terão atuação também no Centro de Testagem e Acolhimento (EPEM) de pacientes, realizando triagem clínica, testagem para Covid-19 e atendimento clínico no caso de pacientes suspeitos e confirmados.

Como forma de ampliar o atendimento no município, os universitários ainda atuarão em ações da vigilância epidemiológica na orientação e educação em saúde para a população, na vacinação contra a gripe H1N1, na revisão das cadernetas de vacinação de funcionários e comunidade escolar da rede municipal, além da testagem eventual em situações de surto da Covid-19.

Estudantes que tiverem interesse em participar das ações, devem ficar atentos à publicação do edital de extensão “Projeto Proteger Teresópolis Covid-19”, previsto para estar disponível no site institucional (www.unifeso.edu.br) a partir da próxima semana. O projeto envolve a Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tendo como referência a professora Renata Barboza, enfermeira supervisora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Unifeso. Segundo ela, poderão participar estudantes de todos os curs os do Unifeso. “São diversas atividades, tanto na área da Saúde como também em importantes ações como registro de cartões, lançamento e análise de dados epidemiológicos da Covid-19, entre outras contribuições”, destaca a professora Renata.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, professor José Feres Abido Miranda, ressalta “a importância de ações integradas entre a instituição de ensino e o poder público municipal, capazes de determinar impactos positivos na formação dos profissionais de saúde e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à população”.