Secretaria de Educação prepara material para alunos da rede municipal estudarem em casa

Compartilhar:

Atividades estarão disponíveis nos formatos digital e impresso

Com o objetivo de auxiliar a rotina de estudos dos cerca de 22 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está preparando material didático de apoio que será disponibilizado, nos formatos digital e impresso, a partir da próxima semana.

“O plano de ação para atendimento aos nossos alunos tem o objetivo de incentivar as crianças a continuarem com a rotina de estudos. Disponibilizar material didático para que os estudantes mantenham o hábito de realizar as atividades educacionais até o retorno das aulas presenciais é uma preocupação do Prefeito Vinicius Claussen e também da Secretaria de Educação”, ressaltou o Secretário de Educação, Álvaro Chrispino.

A diretora do Departamento de Educação, Márcia Miranda, explicou que a Secretaria de Educação consultou professores, orientadores pedagógicos e diretores das escolas para obter sugestões de como esse trabalho poderia ser realizado. “Todos tiveram a oportunidade de contribuir dando sugestões de acordo com a realidade da unidade de ensino e da comunidade escolar onde atuam. Com as contribuições que recebemos, montamos um plano de ação para atendimento aos nossos alunos. Professores vão tirar dúvidas dos estudantes por meio da internet”.

De acordo com o planejamento da Secretaria, esta semana, a equipe diretiva de cada escola vai entrar em contato com pais e responsáveis pelos estudantes para realizar um levantamento e definir o melhor meio para o recebimento do material, se de forma digital ou impressa.

A partir da próxima segunda, 6, as atividades começarão a ser enviadas  pelas redes sociais, como Facebook, ou através do aplicativo de mensagens WhatsApp, para os alunos que escolherem esse formato de envio. Na semana seguinte, a partir do dia 13, os estudantes que escolheram o formato impresso começam a receber o material didático.

A distribuição vai acontecer nas unidades de ensino e nos pontos de entrega em bairros ou localidades do interior do município nos quais seja difícil o acesso à escola. Esses locais serão divulgados pelas escolas. Na área rural, nos casos em que o aluno não tiver acesso ao ponto de entrega, a Secretaria vai levar o material até a casa do estudante. Sendo que a distribuição será feita conforme diretrizes do Ministério da Saúde, como evitar aglomerações e respeitar o distanciamento entre as pessoas em espaços fechados.

Álvaro Chrispino lembra que esta prática pedagógica é absolutamente nova para todos os envolvidos: “Professores, gestores, responsáveis e alunos estamos experimentando algo muito novo. Precisamos cuidar para aprender com cada uma das etapas e aprimorar a prática… isso não é simples para ninguém!”

Com relação ao calendário escolar, a normatização dos dias letivos será determinada pela legislação própria que esta em discussão nos órgãos normativos.  Quando houver definição, o Conselho Municipal de Educação e as comunidades escolares serão chamados para a construção do novo calendário.

Mais informações podem ser obtidas na página da Secretaria de Educação, no site oficial da Prefeitura (teresopolis.rj.gov.br/secretarias/sme) ou pelo telefone 2742-3088, de segunda a sexta, das 13h às 17h.