SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MODERNIZA E TORNA MAIS TRANSPARENTE A GESTÃO MUNICIPAL

Compartilhar:

Novos aplicativos e melhorias na internet facilitam o acesso do cidadão a serviços da Prefeitura

Através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a gestão da Cidade de Teresópolis, tem promovido uma série de inovações para tornar a Administração cada vez mais transparente e acessível. Faz isso, com a implantação de ferramentas e meios que facilitam e garantem a interação do cidadão com a Prefeitura. Essas ações garantiram, entre outras coisas, que o município ficasse entre os 15 mais transparentes do Estado no iTAI (Indicador de Transparência e Acesso a Informação) do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE/RJ).

Entre as inovações promovidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia está a modernização do site da Prefeitura da Cidade de Teresópolis, que ficou mais legível, navegável, rápido, com foco no usuário. Dentro do site, o Portal da Transparência divulga todos os números e atos da Administração permitindo o acompanhamento pelo cidadão. E um novo Portal está sendo preparado para permitir que a população saiba e acesse mais fácil a todos os serviços oferecidos pela Prefeitura.

“Esse novo Portal de Serviços atenderá a determinação da lei 13.460 do ano passado que é a Lei de Defesa do Usuário de Serviços Públicos. Vamos colocá-lo no ar até o final do ano, em parceria com a Ouvidoria do Município. Será mais um canal para aproximar o cidadão da gestão municipal”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger.

A oferta de aplicativos também é um dos focos da Secretaria. O Moovit, aplicativo israelense para melhorar a mobilidade da população chegou ao município através da gestão da Ciência e Tecnologia. Através do app, as pessoas que utilizam ônibus na cidade podem acompanhar a circulação dos coletivos.Totalmente gratuito e disponível para download pelo iPhone, Android e web app, o aplicativo é um planejador de viagens que permite que os passageiros possam saber o tempo estimado de chegada de cada ônibus em determinado ponto de parada.

Outro aplicativo colocado à disposição do cidadão, em mais uma parceria com a Ouvidoria, foi o e-Ouve. Usando apenas o celular, o teresopolitano pode solicitar serviços, fazer reclamações e denúncias. O e-Ouve pode ser acessado por https://eouve.com.br/.

A gestão municipal também inovou ao transmitir ao vivo, pela internet, os processos licitatórios da Prefeitura. A iniciativa está sendo replicada até por outras administrações municipais.

Segurança

A Ciência e Tecnologia também atua na melhoria da Segurança em Teresópolis. A secretaria participou do processo que culminou com a instalação de 10 novas câmeras de vigilância de alta tecnologia para aumentar o monitoramento da cidade, em parceria com a Polícia Militar e o empresariado de Teresópolis.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia estuda projeto para melhorar toda a infraestrutura de informática. A Prefeitura da Cidade de Teresópolis precisa atualizar seus hardwares (máquinas) e softwares (programas). Como a gestão trabalha para debelar a grave crise financeira em que encontrou o município, o momento agora é de acompanhar as novidades e preparar os projetos a serem implantados no futuro. Entretanto, algumas ações já foram tomadas. O aumento da capacidade e da velocidade da internet na sede municipal foi uma delas. Ações junto aos governos estadual e federal e a entidades em busca de parcerias para o compartilhamento e cessão de softwares de gestão pública também foram realizados pela secretaria.

“Existem inúmeros programas de computador e aplicativos que auxiliam a gestão pública que foram desenvolvidos pelas outras esferas de governo e por entidades como o Sebrae, por exemplo. O e-Ouve é um exemplo. Mas temos inúmeras ferramentas que podemos conseguir sem custo para Teresópolis que vão modernizar a gestão da cidade”, informa o secretário, acrescentando que o próximo passo da Ciência e Tecnologia é investir no Programa Teresópolis Cidade Inteligente.

“Pretendemos trazer para a cidade formas de garantir ao cidadão uma qualidade de vida melhor, através do uso da tecnologia. Cidades no mundo todo estão fazendo essa opção. Vamos dar os primeiros passos buscando levar wi-fi gratuito a algumas áreas da cidade de grande circulação, como a Calçada da Fama. Algo que já foi discutido e não viabilizado efetivamente no passado. É só um pequeno primeiro passo, mas sinaliza para onde queremos ir”, disse.

O Programa Teresópolis Cidade Inteligente envolverá todas as secretarias da gestão e está em sua fase inicial, com reuniões entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e especialistas de Teresópolis, Universidades e Empresas.