Entorno do Mirante da Granja Guarani é preparado para Ação Verde em comemoração ao Dia da Terra

Você está visualizando atualmente Entorno do Mirante da Granja Guarani é preparado para Ação Verde em comemoração ao Dia da Terra
Compartilhar:

Segundo organizadores, a ação integra Teresópolis a evento oficial global em comemoração à data 

Nesta terça-feira, 20/04, equipe da Divisão de Parques e Jardins/Secretaria de Serviços Públicos faz capina e limpeza no entorno do Mirante da Granja Guarani e abre os berços que vão receber 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A Ação Verde acontecerá na quinta-feira, 22/04, em comemoração ao Dia da Terra, data celebrada em todo o planeta. Entre as mudas, doadas pelo Horto Municipal, estão espécies como Pau-Brasil, Bracatinga, Quaresmeira e Sibipiruna. 

De acordo o Programa Atitude Legal Necessária, a organização não governamental Prima.Org e o Projeto Humano Novo, organizadores da Ação Verde, a mobilização em comemoração ao Dia Mundial da Terra integra Teresópolis no evento oficial global coordenado pela EarthDay.Org/América do Sul, que reúne 192 países.  

Por conta das medidas restritivas em vigor devido à pandemia, o evento terá transmissão on-line pelo Facebook.com/projetoHumanoNovo.

A mobilização tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins. Tem ainda o apoio das seguintes instituições: EARTH DAY.ORG – América Latina; SOS MATA ATLÂNTICA/SP; Effect Sports/RJ; Instituto LIMPA BRASIL/SP; Instituto LIXO ZERO/SC; Instituto TEORIA VERDE/MT; Instituto ROUTE Brasil/RJ; MCT – Movimento Conservacionista Teresopolitano/RJ; União das Associações de Moradores/UAM. 

A data

O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril e foi criado para conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger o planeta.  Também chamada de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.                

Plantios de mudas nativas, alertas para o uso consciente dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais que podem ser reaproveitados e realização de mutirões verdes são algumas ações que costumam ser promovidas nesta data, como forma de reflexão sobre a urgência de preservar o Planeta Terra para as futuras gerações.

Fotos: Divulgação.