Secretaria da Mulher capacita agentes femininos da Guarda Municipal

Compartilhar:

As agentes da Guarda Civil Municipal participaram na semana passada de uma capacitação sobre diversos assuntos relacionados à mulher. Como lidar com as pressões do dia a dia, tanto no trabalho como no lar, e também a reconhecer todos os tipos de violência doméstica, como proceder, encaminhar e ajudar nesse enfrentamento quando procuradas por alguém, foram alguns dos temas abordados.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Letícia Selva, que presta serviços aos núcleos de atendimento à mulher na Secretaria dos Direitos da Mulher. “Esse projeto trabalha essas guardas, primeiro como mulher, mãe e esposa, e segundo como agentes de segurança pública. Acredito que empatia seja a palavra chave hoje desse encontro aqui”, disse Letícia.

“Somos mulheres e, por isso, estamos sujeitas a várias pressões e responsabilidades no cotidiano. Filhos, casa, trabalho, expectativas, sonhos, tudo isso gera muita ansiedade e, às vezes, essa sobrecarga nos desestabiliza. Por isso, esse bate papo é interessante, sobretudo no que nos afeta, principalmente nas relações interpessoais no trabalho”, comentou a coordenadora da Ronda Escolar, Jania Gonçalves.

Há 18 anos na Segurança Pública, a guarda Ciléia Bandeira elogiou a palestra. “Achei sensacional tudo que ouvimos. Aprendi bastante, principalmente nas abordagens. Por mais que você seja gentil, quando se tem uma aula dessa a gente sempre aprende mais um pouco, principalmente a se colocar no lugar do outro”, concluiu.

Ao todo, a Guarda Municipal possui 84 agentes, dos quais 16 são mulheres.

Foto: Jorge Maravilha