‘Saúde Conectada’: Prefeitura amplia informatização das unidades de saúde para lançar aplicativo de agendamento de consultas

Compartilhar:

Desde maio de 2019 a Gestão Municipal vem implantando o sistema de informatização e de modernização de gestão na Secretaria Municipal de Saúde. É o Programa ‘Saúde Conectada’, que inclui a compra e instalação de computadores e equipamentos de informática, a conexão das unidades com rede de internet e o treinamento de pessoal para a integração do sistema.

A interligação já é utilizada na Secretaria de Saúde, nas farmácias municipais, na central de abastecimento farmacêutico, no almoxarifado e no controle de frotas, na UPA Teresópolis, no Centro Materno Infantil e nos postos de saúde da família do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Meudon e Rosário. Na segunda e terça, dias 1 e 2 de junho, a interligação será implantada no PSF da Granja Florestal e nos dias 4 e 5, no PSF de Pimenteiras.

Antes da implantação gradativa do sistema integrado de informação, todas as marcações de consultas e de exames eram realizadas em papel. O objetivo é alcançar toda a rede, implantar o prontuário eletrônico e, em breve, lançar um aplicativo para o agendamento de consultas médicas, facilitando a vida dos usuários do serviço público de saúde. A iniciativa é coordenada pelas secretarias municipais da Saúde e de Ciência e Tecnologia.

“Estamos trazendo a Prefeitura para o século XXI. Desde o início da gestão estamos investindo na modernização de equipamentos e de procedimentos em vários setores municipais para melhorar o atendimento à população, entre eles, a Saúde. Com o sistema de gestão e as unidades conectadas e, portanto, integradas, temos muitos ganhos, desde redução de custos, de uso de papel, a maior rapidez no fluxo de trabalho, mas principalmente, agilizamos a prestação de serviço à população e garantimos segurança nas prescrições, uma vez que teremos o prontuário único”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.