Saúde capacita cinco USFs para realizar o Programa de Controle do Tabagismo

Compartilhar:
Integrantes do Programa de Controle de Tabagismo

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde oficializou nesta quinta-feira, 22, a capacitação de cinco Unidades de Saúde da Família a realizar o programa em suas sedes. Além disso, nove integrantes do Programa deram os seus depoimentos sobre como estão se mantendo longe do tabagismo. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

Marcia Sayão, coordenadora Programa de Controle do Tabagismo, destacou a importância sobre a participação das unidades no programa para a população que busca abandonar o cigarro. “Nosso programa só acontece porque as pessoas tiveram a coragem e a firmeza de acreditar que podem mudar esse processo de fumar, incentivando inúmeros interessados a buscar o Programa de Tabagismo e saber que podem viver sem o cigarro.”

As Unidades de Saúde da Família do Meudon, do Rosário, do Perpétuo, da Granja Guarani e de Araras foram capacitadas para receber pessoas dispostas a abandonar o tabagismo. Além disso, as cinco unidades receberam as placas oficializando que são ambientes livres de tabaco.

“Em primeiro lugar, a gente realizou uma capacitação com a equipe para que o posto fosse um ambiente livre de tabaco. Isso para que as pessoas que utilizam a unidade não tivessem contato com cheiro e com fumantes a sua volta, esse foi o primeiro passo. Agora, com os pacientes que manifestam a vontade de parar de fumar nas consultas, estamos fazendo uma busca ativa para realizar as entrevistas e iniciar o grupo antitabagismo”, explicou Patzy Rebello, enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Meudon.

Para aqueles que fazem parte do Programa de Controle de Tabagismo, a Secretaria de Saúde promoveu uma mesa de conversa, a fim de abordar os passos e como os participantes do Programa estão abandonando o tabaco.

Dona Lourdes de Fátima Pacheco, que já participou do Programa de Combate ao Tabagismo, está há 12 anos e 3 meses sem fumar e participou da roda de conversa. “Para aqueles que desejam largar o cigarro, a primeira coisa a fazer é ter muita força de vontade, sem isso não adianta. O segundo passo é procurar ajuda. Eu sei que, por mim mesma, eu não ia conseguir. Eu precisava de ajuda, fui atrás e, graças a Deus, eu parei”, incentivou a aposentada.

O Programa de Controle do Tabagismo realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. As inscrições para participar do programa podem ser feitas pelo telefone 2743-1726.

Fotos: Marcelo Roza / Ascom PMT

 

 

 

Fotos: Marcelo Roza / Ascom PMT