‘Saneamento Básico para Todos’: Prefeitura abre para consulta pública o maior programa de infraestrutura da história de Teresópolis

Você está visualizando atualmente ‘Saneamento Básico para Todos’: Prefeitura abre para consulta pública o maior programa de infraestrutura da história de Teresópolis
Compartilhar:

Já está disponível para consulta pública o projeto ‘Saneamento Básico para Todos’, de concessão dos serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto do município. São estimados valores de investimentos na ordem de R$ 476.958.600,00 em infraestrutura, com a construção de 367 quilômetros de rede de esgoto – prevendo separador absoluto e tempo seco, de 4 estações de tratamento, de 9 estações de bombeamento e de 11 biodigestores, com a previsão de geração de 800 empregos.

O Aviso de Consulta Pública (Processo Administrativo 16.520/2019) foi publicado nesta segunda-feira, 12/07, em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município.

“Estamos lançando hoje, 12 de julho, o maior projeto de infraestrutura da história de Teresópolis: o ‘Saneamento Básico para Todos’. Vamos conseguir universalizar água tratada de qualidade para toda a população, atendendo com coleta e tratamento de esgoto 90% do município, cidade e interior. E o que é melhor: a nossa tarifa será a de hoje menos 10% para todos os usuários. Também teremos tarifa social para mais de 17 mil famílias em vulnerabilidade social, com desconto de até 80%. É a gestão municipal trabalhando com responsabilidade técnica e social, tocando um procedimento que vai revolucionar o desenvolvimento humano e a saúde pública de Teresópolis. Participe, dê suas sugestões, essa é uma construção coletiva: poder público e população”, convida o Prefeito Vinicius Claussen.

Os documentos referentes ao projeto estão disponíveis em versão digital no site https://teresopolis.rj.gov.br/saneamento/. Os interessados em apresentar contribuições e sugestões têm 30 dias para enviá-las, basta preencher formulário disponibilizado juntamente com o restante da documentação.  

Desde 1998, a atual concessionária está operando sem contrato. O Ministério Público entrou com ação civil pública em 2012, determinando o encerramento do contrato de concessão dos serviços de fornecimento de água tratada e de captação e tratamento de esgotos firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e a empresa em 15 de fevereiro de 1978.

Assista ao vídeo de lançamento do ‘Saneamento Básico para Todos’ pelo link https://www.facebook.com/PrefeituraTeresopolisOficial.