Sabores Britânicos de Teresópolis 200 anos da Colonização Inglesa

Compartilhar:
Conta-se que em 1818 o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. George March foi, certamente, o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram à serra fugindo do calor escaldante da corte do Rio de Janeiro. Através de cobrança de alugueres de suas casas construídas ao redor da fazenda-modelo, George March incentiva e torna-se um pioneiro do veraneio. Outros ingleses fixaram e compraram terras na região, influenciados por George March.* Gilberto Ferrez “Colonização de Teresópolis” 
 
Degustações inspiradas na origem da fundação da cidade serão o tema desse festival gastronômico. Pratos tradicionais ingleses com o tempero brasileiro, a preços especiais serão servidas em restaurantes da cidade de 06 a 29 de junho.
 
O Festival Gastronômico da colonização inglesa de Teresópolis entra para o calendário oficial de cidade, em comemoração aos 200 anos da sua fundação. A partir do dia no aniversário da cidade, dia 06 ate o dia 29 de julho, Teresópolis ganha contornos que englobam gastronomia, cultura e arte. O Festival veio para contar a história da colonização de Teresópolis e resgatar o orgulho da vocação da cidade como provedora de alimento e hospitalidade, a partir do seu fundador, George March.
 
O Polo de Teresópolis reuniu, de forma inédita, restaurantes, que irão preparar pratos tradicionais da culinária britânica com o toque o sabor e o charme da Região Serrana.  Os pratos estarão ligados a história das famílias que aqui se instalaram e a partir de 1818, bem como a de viajantes que se encantaram com a região. Além da gastronomia, o evento será marcado por exposições e shows que referenciam a colonização de origem inglesa e sua influencia no urbanismo e nos costumes da cidade.
 
Essa influência e mistura dos ingleses com Teresópolis chega também na música. O Polo oferecerá à cidade, apresentaçãos musical diurna gratuita do trio que toca Beatles Instrumental em ritmos brasileiros – Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo. O mesmo grupo fará o show no lançamento no Paradise Garage dia 26 de junho as 19:30h.
 
Estamos programando uma exposição de fotografias. Wanderley Perez, o editor do Jornal, exibe o acervo, fruto de sua pesquisa histórica e iconográfica de mais de 20 anos e ainda conta histórias da fundação da Cidade e a relação da família Claussen com a colonização Inglesa. 
 
Os visitantes mais curiosos poderão fazer passeios históricos guiados pela cidade e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região está previsto, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda modelo.
 
O Festival Gastronômico é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis sob a consultoria do Sebrae, com o apoio do Teresopolis Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial de Teresópolis e Sincomércio.
 
Serviço:
FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TERESÓPOLIS DE 6 A 29 de julho
 
Mais informações:
POLO GASTRONÔMICO DE TERESÓPOLIS