Você está visualizando atualmente RJPET: Teresópolis faz parceria como Estado para ampliar a castração de cães e gatos

Meta é oferecer até duas mil castrações gratuitas para animais de protetores independentes e pessoas físicas

A Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) da Prefeitura de Teresópolis estará auxiliando protetores independentes do município, e também pessoas físicas, a fazer o cadastro online no RJPET 100.000 Castrações. O programa lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária Pesca, Abastecimento e RJPET, tem como objetivo castrar 100 mil cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas até o fim de 2022 em todo o estado do Rio de Janeiro.

A adesão de Teresópolis ao programa foi oficializada nesta sexta-feira, 25/02, quando o Prefeito Vinicius Claussen recebeu o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz. A meta é realizar, no município, em torno de 2.000 mil castrações gratuitas. Os procedimentos serão custeados pelo Governo do Estado e realizados em uma clínica da cidade credenciada pela Secretaria de Estado de Agricultura.

“Importante conquista da Gestão Municipal junto ao Governador Claudio Castro e ao secretário de Estado Marcelo Queiroz, a inclusão de Teresópolis no RJPET vai dobrar as castrações de cães e gatos no município. Enquanto o programa municipal prioriza a esterilização de animais errantes, comunitários, resgatados e de tutores com perfil de baixa renda, o programa do Governo do Estado dá prioridade aos pets de protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Essa união de esforços é excelente para o controle da população desses animais domésticos e a redução dos casos de abandono”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

No RJPET, o protetor independente terá que comprovar sua atividade, podendo castrar até 30 animais por mês; pessoas físicas poderão castrar um animal por mês.

“A inclusão de Teresópolis no RJPET mostra que o Prefeito Vinicius Claussen está empenhado em executar políticas públicas efetivas em benefício da causa animal. Nossa expectativa é que com os programas do Município e do Estado, Teresópolis alcance até 4 mil castrações. Nosso agradecimento a Beatriz Osorio, defensora ativa da causa animal, pela parceria voluntária incansável junto à Coordenaria de Proteção e Bem-estar de Teresópolis”, ressalta Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Como se cadastrar

Pessoas físicas podem fazer o cadastro no site https://rjpet.com.br. Já protetores independentes poderão se cadastrar pelo email [email protected], da Subsecretaria de Proteção e Bem Estar Animal (RJPET). Os documentos necessários são: documento de identidade com foto, CPF, comprovante atual de residência no estado do Rio de Janeiro, declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado e documentos que comprovem a prática, dados completos do local de acolhimento dos animais, telefone e e-mail para contato.

“Quem tiver dificuldade com a inscrição online por falta de computador ou de acesso à internet pode fazer contato com a COPBEA, estamos à disposição para ajudar. A clínica credenciada pelo Governo do Estado na cidade tem capacidade para fazer até 16 castrações por dia, três vezes por semana, número que pode dobrar dependendo da demanda”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Contatos com a COPBEA podem ser feitos por meio da Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected] e também pelo aplicativo e-Ouve. Todos serão encaminhados à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Crédito: Bruno Nepomuceno e Divulgação.