Revitalização de jardim do CRAS Meudon une comunidade

Compartilhar:

Aniversário do CRAS Meudon: revitalização de jardim integra comunidade e Rotary Teresópolis 

O plantio de mudas de flores e de árvores frutíferas no jardim do Centro de Referência de Assistência Social Meudon uniu várias famílias, integrantes do Rotary Club Teresópolis e os profissionais da unidade nesta terça-feira, dia 16. A atividade foi realizada para comemorar os 7 anos de funcionamento do CRAS, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

“Agradeço a participação das famílias e de todos os parceiros nesta ação comunitária de fortalecimento de vínculos e de convivência harmoniosa”, enalteceu a coordenadora, Tereza Cristina Alvarez. O órgão atende 1.511 famílias em vulnerabilidade social dos bairros Meudon, Jardim Meudon, Vale da Revolta, Coreia, Jacarandá e Bom Retiro. “Elas contam com recreação infantil, ginástica para a terceira idade, oficina de artesanato e cadastro para o Programa Bolsa Família”, enumerou Tereza.

Elaborado pelo Rotary, o projeto de revitalização de uma área com cerca de 120m² inclui delimitação de canteiros, escolha e plantio de espécies ornamentais e frutíferas e arranjo paisagístico, com criação de ambientes de recreação e estudo. O espaço também recebeu brinquedos infantis, adquiridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, e dois balanços doados pela Associação de Moradores do bairro e empresários da comunidade.

“Nós quisemos fazer um lugar para a comunidade local, uma pequena área verde para que os moradores tenham contato com a natureza e aprendam a cuidar dela. Estamos sempre a serviço da comunidade”, explicou o rotariano Ricardo Zenon, coordenador do projeto.

Segundo o arquiteto e urbanista Nélio Paes de Barros, o espaço poderá ser usado para educação ambiental.  “As crianças da creche ao lado do CRAS aprenderão a conhecer o que é flor e o que é fruto fora da sala de aula. E terão ao mesmo tempo uma área para lazer, esporte e contemplação”, comentou o rotariano.

A coordenadora do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único do Município, Márcia Medeiros, acompanhou a atividade, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Tania Iorio. “A direção do CRAS Meudon consegue envolver a comunidade e a rede assistencial em todas as ações que realiza, o que é muito bacana. Acredito que esse jardim revitalizado será muito bem utilizado para a preservação ambiental”, opinou.

A comemoração pelo sétimo aniversário continuará no dia 31 de agosto, às 14h, com a entrega de enxovais a 40 gestantes assistidas pelo CRAS e que fazem acompanhamento pré-natal no PSF do Meudon.

Fotos: AscomPMT