Reforma do telhado da creche da Barra do Imbuí começa na próxima semana

Tem início na próxima semana a obra de reforma do telhado da Creche Municipal Manoel Carreiro Sobrinho, na Barra do Imbuí. Com cerca de 100 crianças de 6 meses a 3 anos matriculadas em turmas de berçário, maternal e jardim, a creche não iniciou o ano letivo de 2017 por conta do estado precário do telhado, que vem se deteriorando ao longo dos últimos anos.

“Essa situação se deve a um processo judicial de vários anos atrás, que solicitava a desativação da creche por estar perto de uma torre de energia elétrica. Mas, através de laudos da antiga Ampla e de Furnas, no fim do ano passado o Governo comprovou que as crianças não corriam risco. Até porque existe uma comunidade grande naquela região. E só depois disso a Prefeitura ficou liberada para realizar obras na creche. Antes não era possível porque seria uma desobediência a uma determinação judicial”, explica a secretária municipal de Educação, professora Eveline Cardoso.

Diretora há 9 anos da Creche Manoel Carreiro Sobrinho, Renata Pulleiro vem mantendo os pais informados sobre a situação, pois o objetivo é garantir a segurança dos alunos. “Desde o ano passado nós vínhamos mantendo os pais informados, através de reuniões, e pedindo que eles fizessem contato direto para saber se a creche iniciaria o ano letivo de 2017. Inclusive, fizemos as matrículas das crianças normalmente. Porém, não foi possível começar as aulas sem a reforma do telhado, principalmente no período de chuvas fortes, pois estaríamos colocando os alunos em risco”, informa a diretora.

A secretária de Educação esclarece que a contratação de empresa responsável pela obra segue um tempo, determinado por lei, para realização de concorrência pública. “O arquivamento do processo judicial aconteceu no final do ano passado e imediatamente teve início a licitação. Porém, não basta a vontade do prefeito para trocar o telhado, o poder público é obrigado a seguir os trâmites legais de uma concorrência pública e obedecer a uma ordem cronológica. Nós fizemos todo o possível para agilizar o procedimento. O contrato com a empresa licitada já foi assinado, ela instalou a placa de início da obra e os trabalhos começam na semana que vem”.

A reforma do telhado da Creche Manoel Carreiro Sobrinho será realizada pela construtora Rosti Empreendimentos, vencedora da licitação, pelo valor de R$ 25.780,07. Embora o prazo previsto de execução seja de 150 dias, o empresário Tiago da Silva Pereira garante que o trabalho será agilizado. “É uma obra rápida, é só questão de arrancamento, preparação e colocação das telhas. O prazo é extenso por conta do período de chuva, mas os pais podem ficar tranqüilos, porque a reforma ficará pronta o mais rápido possível, para atender a população de Teresópolis”, assegurou Tiago Pereira.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT