Recuperação de estradas e reforma de pontos de ônibus na zona rural

Agricultura recupera estradas e reforma pontos de ônibus na zona rural

A Secretaria Municipal de Agricultura vem intensificando o programa de recuperação das estradas vicinais. Os serviços incluem limpeza geral, ensaibramento e patrolamento, para eliminar buracos na pista, atoleiros e pontos de erosão. Também é realizada operação emergencial tapa-buracos, com o uso de raspa de asfalto nos pontos mais críticos. A reforma de dois pontos de ônibus na altura do km 25 da Estrada Teresópolis-Friburgo é outra ação da Prefeitura em andamento.

O objetivo é melhorar as condições das vias rurais para garantir o escoamento da produção agrícola, o transporte público e escolar e a circulação dos moradores e empresários do interior do município.

Nos últimos 20 dias, equipe da Agricultura vem realizando melhorias na estrada da Granja Itamaraty e em 3 quilômetros de extensão da Rua Samuel Muniz da Mota, antiga Estrada do Porto, que interliga Vargem Grande, Granja Mafra e localidades vizinhas, no 3º Distrito.

“Começamos com capina e limpeza e estamos executando ensaibramento e patrolamento, para nivelar a pista. Muitos trechos da estrada estavam irregulares e não tinham caimento adequado para escoar a água da chuva. Estamos fazendo canaletas para evitar que a água empoce e danifique a via”, explicou o subsecretário municipal de Agricultura, Marcelo Teixeira.

Dono de lavoura de couve, alface e coentro, o produtor rural Josué Muniz aprovou o serviço realizado na Rua Samuel Muniz da Mota. “Agora dá para escoar melhor a produção. Está aprovado”, agradeceu. “Está ótimo, pois alargou a estrada”, completou Fátima Andrade de Oliveira, dona de uma propriedade na Granja Mafra.

Outro serviço que começou nesta segunda-feira, 22 de agosto, é a operação emergencial tapa buracos na principal via de acesso a Santa Rosa e Mottas, importante área de produção agrícola no 3º Distrito. A intervenção é feita em parceria com equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

O subsecretário de Agricultura, Marcelo Teixeira, destacou que toda a região rural está recebendo ações da Prefeitura, com prioridade para as ruas mais danificadas. “Temos cerca de 800 quilômetros de estradas vicinais em todo o interior e que estavam muito abandonadas. Nossas equipes vêm intensificando os trabalhos de manutenção e de melhorias que há bastante tempo não eras feitos”.

Também está em andamento a reforma de dois pontos de ônibus na altura do km 25 da Estrada Teresópolis-Friburgo, na localidade de Boa Vista. As paradas, que contavam apenas com cobertura, estão recebendo bancos e muros laterais, a fim de proporcionar conforto e proteção aos usuários do transporte coletivo. Consta do planejamento da Secretaria de Agricultura a construção de ponto de ônibus na parada localizada na altura do km 20 da RJ-130, nos Frades.

Fotos: AscomPMT