‘Recicla Terê’ recolhe meia tonelada de materiais eletrônicos sem uso ou quebrados

Compartilhar:

Nova edição do projeto de conscientização ambiental acontece no próximo dia 27, na Calçada da Fama

Teresópolis, 15 de julho de 2019 – O ‘Recicla Terê’ recolheu, no último sábado, 13, na Calçada da Fama, meia tonelada de materiais eletrônicos sem usos ou quebrados. O projeto de conscientização ambiental é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a ‘Recicla Ambiental’, empresa de coleta de resíduos eletrônicos. No sábado, dia 27 de julho, das 10h às 16h, acontece nova edição do ‘Recicla Terê, na Calçada da Fama, no centro da cidade.

Podem ser entregues computadores, televisores, notebooks/netbooks, celulares/tablets, geladeiras, fogões, microondas, cabos em geral, etc. O objetivo é a destinação final adequada desse material, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.

O objetivo é incentivar o descarte correto dos materiais eletrônicos sem usos ou quebrados para que tenham a destinação final adequada, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.

Descarte correto dos eletrônicos

O descarte de eletrônicos é, normalmente, realizado de maneira errônea. Apesar de todos os materiais merecerem atenção especial quando vão para o lixo, os equipamentos eletrônicos devem ter uma atenção extra.

Isso porque esses equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outras, provocando contaminação do solo e da água. Além disso, as pessoas que entram em contato direto com esses equipamentos em lixões e terrenos baldios também podem ser contaminadas.

Ao descartar um material de maneira correta, além da preservação, você permite a sua reutilização em outros segmentos, contribuindo para capacitação de profissionais, aumento de empregos e melhoria na educação ambiental.