‘Recicla Terê’ recolhe 1,3 tonelada de materiais eletrônicos sem uso ou quebrados

Compartilhar:

Duas etapas da campanha foram promovidas na Calçada da Fama

O ‘Recicla Terê’ recolheu, no último sábado, 27, na Calçada da Fama, 865 quilos de materiais eletrônicos sem usos ou quebrados. Somando-se aos 500 quilos recolhidos na etapa da campanha, no dia 13 de julho, totaliza-se 1,3 tonelada de material eletrônico. O projeto de conscientização ambiental é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a ‘Recicla Ambiental’, empresa de coleta de resíduos eletrônicos.

Foram entregues computadores, televisores, notebooks/netbooks, celulares/tablets, geladeiras, fogões, microondas, cabos em geral, etc. O objetivo é a destinação final adequada desse material, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.

Descarte correto dos eletrônicos

O descarte de eletrônicos é, normalmente, realizado de maneira errônea. Apesar de todos os materiais merecerem atenção especial quando vão para o lixo, os equipamentos eletrônicos devem ter uma atenção extra.

Isso porque esses equipamentos possuem substâncias químicas em sua composição, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outras, provocando contaminação do solo e da água. Além disso, as pessoas que entram em contato direto com esses equipamentos em lixões e terrenos baldios também podem ser contaminadas.

Ao descartar um material de maneira correta, além da preservação, você permite a sua reutilização em outros segmentos, contribuindo para capacitação de profissionais, aumento de empregos e melhoria na educação ambiental.

Fotos: Divulgação