‘Recicla Terê’: Prefeitura de Teresópolis lança programa de coleta seletiva no dia 30 de junho

Compartilhar:

Marcado para o dia 30 de junho, às 16h, o lançamento do programa de coleta seletiva ‘Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize’. A apresentação acontecerá no galpão do Centro de Triagem do Programa Municipal de Coleta Seletiva, localizado em Três Córregos, no 2º Distrito, onde estão montados os setores de recebimento e separação do material reciclável. O espaço foi adquirido através de Termo de Ajuste de Conduta entre Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Cervejaria Petrópolis, tendo a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com interveniente.

Além do galpão, todo o equipamento necessário para a operacionalização do programa também foi adquirido com recursos do TAC: duas prensas, esteira, empilhadeira, seis contêineres, 20 ecobags, 18 ecopontos e dois carrinhos. A Prefeitura já comprou uniformes e EPIs para os catadores cooperativados utilizarem.

A coleta seletiva será realizada em parceria com a Associação de Catadores de Teresópolis. “Além de proteger o meio ambiente e contribuir para reduzir a quantidade de material que vai para o aterro sanitário do Fischer, o ‘Recicla Terê’ também promove a inclusão social, através da geração de trabalho e renda para os filiados à Associação. A nossa expectativa é que até o fim deste ano, o programa garanta renda para as famílias de, pelo menos, 40 catadores, beneficiando em torno de 200 pessoas”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela implantação do programa e investe na capacitação dos catadores. “Nossa equipe auxiliou na formalização da associação e no treinamento desse pessoal sobre as formas de separar o material recolhido, a fim de agregar valor para a venda. Manteremos um engenheiro ambiental e um biólogo de plantão para assessorá-los em toda logística, mas a administração é responsabilidade deles”, explica Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente.

A coleta – De início, a coleta seletiva será implantada em 10 bairros, na área urbana, com caminhão específico da Prefeitura e coleta porta a porta pelos integrantes da Associação de Catadores de Teresópolis. Serão recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais.

Outros 10 bairros da periferia, do 2º e do 3º Distritos, serão atendidos por ecopontos, recipientes onde o lixo reciclável será depositado pelos moradores para ser recolhido e levado para o galpão de reciclagem. Numa etapa futura do programa, será definida rota para recolher material reciclável nas escolas municipais.