Quiosque das Lendas, na Granja Guarani, recebe espetáculo de música no Dia Mundial da Terra

Compartilhar:

No último domingo (27), o Quiosque das Lendas, na Granja Guarani, foi o palco de um maravilhoso espetáculo visando a consciência sustentável e humanitária. O evento comemorou o Dia Mundial da Terra, além de estimular a revitalização do local e seu retorno ao mapa turístico de Teresópolis.

A secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, ressaltou a importância da restauração do Quiosque das Lendas. “A Secretaria de Cultura, através do Instituto Cidade Viva, viabilizou um projeto, ainda em andamento junto ao Inepac e ao Iphan, e esses eventos contribuem para o fortalecimento das ações junto aos órgãos competentes como também inclui toda a cidade e moradores do entorno para o pertencimento. É fundamental que nós tenhamos conhecimento desse espaço que é histórico”, disse.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, Douglas Monteiro, aprovou todas as ações realizadas no local. “Sou muito grato pelo que se está fazendo no Quiosque das Lendas. É um prazer para todos do bairro ter esse espaço revitalizado e recebendo muitos eventos. O projeto é lindo”, finalizou.

O evento contou com apresentações musicais, participação das crianças da Escola Municipal Professor Sylvio Amaral dos Santos, além da parceria do Projeto Humano Novo, das universidades Estácio de Sá e UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), da Associação de Moradores do bairro e da população, que aproveitou para visitar e conhecer o projeto de restauração do local. Foram realizadas atividades no entorno do Quiosque, envolvendo plantios de árvores remanescentes da Mata Atlântica, ações artísticas culturais, exposições e distribuição de mudas.

A empresária Maria Leão curtiu a programação do domingo de manhã celebrando o Dia Mundial da Terra e ficou muito contente com a proposta de revitalização do local. “É importante ter aparelhos turísticos em Teresópolis e é fundamental que nossos pontos turísticos tenham o aspecto histórico. Ter esse espaço vai ajudar ao turismo de Teresópolis e todos vão ganhar com isso”, concluiu.

O Mirante das Lendas

Também conhecido como Mirante da Granja Guarani, por seus belos painéis de azulejos que retratam histórias contadas pelos indígenas que habitavam as terras banhadas pelo rio Paquequer, é considerado uma joia da arquitetura neocolonial. Além da beleza da construção em si, sua implantação no terreno permite ao observador uma visão de 360 graus sobre as paisagens famosas da Serra dos Órgãos, desde a ‘Verruga do Frade’ até as montanhas de entorno da Granja Comary.

Foto: Marcelo Roza