Público participa da programação cultural da 17ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis

Público participa da programação cultural da 17ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis

Cerca de 500 visitantes prestigiaram atividades culturais variadas durante a 17ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis. A temporada aconteceu de 13 a 19 de maio na Casa da Memória Arthur Dalmasso, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Várzea.

“Foram dias bem movimentados na Casa da Memória, com a participação de alunos da rede municipal de ensino, moradores e turistas”, avaliou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.

Entre as atrações, shows musicais, visita mediada, teatro, exposição, palestra e o tour ‘Circuito de Museus’, tudo seguindo o tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’.

“Após um ano fora das atividades da Semana Nacional de Museus, a Casa da Memória retornou ao evento com uma participação expressiva. Agora, estamos na expectativa da ‘Primavera de Museus’, marcada para o mês de setembro”, relatou Rafael Corrêa, diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Contando com a colaboração da servidora municipal Eliana Resende, Rafael Corrêa coordenou todas as atividades.

Realização do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a Semana Nacional de Museus acontece para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Nesta edição, teve a participação de 1.114 instituições de cultura no Brasil.

Atrações

A exposição ‘Tradições Teresopolitanas’ levou ao público realizações culturais como a Folia de Reis, o Projeto Cultura de Raiz, o Festival de Cinema e a Feirinha do Alto. O Grupo Pirueta Arte e Cultura apresentou espetáculo enaltecendo os contos populares, lendas e canções do rico folclore brasileiro.

Palestra ministrada pelo historiador Ronaldo Sávio Paes Alves propôs uma reflexão a respeito da importância das tradições e do poder que elas têm de unir pessoas através de um símbolo a ela enraigado.

Ainda foram realizadas duas apresentações musicais. A primeira por músicos da Escola de Música Villa-Lobos – Polo Teresópolis, com diversos chorinhos interpretados com violões, saxofones, violino, violoncelo, piano, baixo e voz.

A segunda apresentação foi a do Coral Infantil da Escola George March, no domingo (19), encerrando o evento. Regido por Célia Seabra, o Coral encantou o público com músicas tradicionais brasileiras e estrangeiras. O espetáculo teve acompanhamento do violonista Geremias Cruz e do violinista Giordano Marrelli, professores do Polo Teresópolis da Escola de Música Villa- Lobos.

Fotos: Divulgação

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: