Proteção e Bem-estar Animal: Prefeitura convida protetores para cadastro

Compartilhar:

Coordenadoria realiza feira de adoção e ‘cãominhada’

Através da recém-criada Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA), a Prefeitura convida os protetores independentes e de organizações não-governamentais que atuam na proteção e defesa dos animais domésticos em Teresópolis para a realização de cadastro.

“Esse cadastramento servirá de referência para a formalização de parcerias que viabilizem a participação voluntária nas ações e projetos do poder público, voltados para a causa animal”, explica Cláudia Mateus, coordenadora do setor.

Os interessados deverão comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (prédio do antigo Fórum), na Várzea, de 14 de janeiro a 20 de fevereiro, de 12h às 17h, munidos de originais e cópias dos seus documentos pessoais, comprovante de domicílio em Teresópolis e das atividades regularmente desenvolvidas com foco na causa animal.

Feira e ‘cãominhada’

Para mobilizar a população e conscientizar sobre a posse responsável, a COPBEA está organizando dois eventos para este mês de janeiro. No dia 26, será realizada a 1ª Feira Municipal de Adoção de Animais de Estimação, das 9h às 17h, na quadra de futebol da Feirinha do Alto.

“Levaremos alguns dos cães alojados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura, no Fischer. Também convidamos organizações não governamentais e protetores independentes para participar do evento com os seus animais”, convida Cláudia Mateus.

A 1ª Caminhada COPBEA Amigos de Quatro Patas acontecerá no domingo, dia 27, das 8h às 10h. A ‘cãominhada’ sairá da Feirinha do Alto em direção à Praça Nilo Peçanha – a da Escola Ginda Bloch.

Tanto para a Feira de Adoção quanto para a ‘cãominhada’, os interessados deverão se inscrever, de 14 a 24 de janeiro, de 12h às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente.

A Coordenadoria

De autoria do Executivo, foi criada no dia 4 de outubro de 2018, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal. Sem custos para os cofres públicos, o novo órgão tem como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos.

É vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fará a interlocução entre os setores da Administração Municipal e também junto ao Legislativo, sociedade civil organizada, entidades e instituições.

Entre as ações previstas a serem executadas pela Coordenadoria estão a realização de convênio com o curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para a realização de cirurgias de castração; a implantação do Sistema de Identificação dos Animais, através de microchips, incentivando a posse responsável; e a realização de campanhas de conscientização sobre posse responsável e de adoção dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura, entre outras iniciativas.