Proteção e Bem-estar Animal: Parceria entre Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Saúde vai ampliar o censo de cães e gatos em Teresópolis

Compartilhar:

A previsão é de que a ação conjunta comece na segunda quinzena de setembro

Iniciado na primeira quinzena de agosto pela Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA), o censo para identificar donos de cães e gatos, verificar as condições de saúde dos animais e orientar sobre posse responsável acaba de ganhar importante reforço para ampliar sua atuação.

 Atuação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social e de Saúde garante o apoio das equipes dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), bem como dos 13 Postos de Saúde da Família e dos seus 98 agentes comunitários de saúde, das 5 Unidades Básicas de Saúde e da Unidade Móvel baseada na Fazenda Ermitage.

 No Desenvolvimento Social, a parceria foi formalizada nesta terça-feira (27), entre o coordenador da COPBEA, Jackson Muci, o secretário Marcos Jaron e as coordenadoras dos CRAS Alto, Barroso, Fischer, Meudon e São Pedro e do CREAS. Na Saúde, a atuação conjunta foi firmada nesta quinta (29), com a subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli.

 A previsão é de que esse trabalho conjunto seja posto em prática na segunda quinzena de setembro.

 “A idéia é ampliar o censo animal nos bairros que possuem essas unidades, onde os usuários receberão folhetos informativos a respeito dos cuidados com cães e gatos. Quem possui esses animais domésticos será orientado a preencher um cadastro. Nosso município é muito extenso e não é possível fazer esse trabalho com apenas dois agentes da COPBEA”, explica Jackson Muci.

 Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal foi criada em outubro de 2018 através de projeto de lei de autoria do Executivo. Tem como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos.

 “A COPBEA vem estudando e elaborando ações e projetos visando implantar uma política pública eficiente e eficaz, cumprindo suas atribuições legais por meio de parcerias e apoio de órgãos e entidades públicas e privadas, bem como da sociedade civil organizada”, assinala Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

 Censo e castração gratuita

Iniciado pelos bairros Fischer e Rosário, o censo animal será realizado em todo o município. Dois agentes da COPBEA, identificados por crachás, entrevistam os moradores, perguntando se têm interesse em castrar seus animais. Caso se enquadrem no perfil de baixa renda, os interessados têm seus nomes anotados para inclusão no programa de castração gratuita, da Secretaria Municipal de Saúde.

 “Além disso, a Prefeitura elabora termo de cooperação técnica com o curso de Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para ampliar a campanha de castração gratuita. A ação é voltada para as pessoas sem condições financeiras de pagar pela cirurgia de seus animais de estimação”, explica o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.

 Os animais comunitários e as pessoas que cuidam deles também são identificados para que, em caso de inclusão no programa de castração, o poder público tenha conhecimento de quem cuidará deles após a cirurgia de castração.

 Projeto social do Unifeso

Durante o censo, quando os agentes identificam cães e gatos doentes, eles orientam os proprietários sem condições financeiras para bancar o tratamento a se inscrever no projeto social da clínica veterinária do Unifeso, na Prata. O cadastramento é feito pelo telefone (21) 2743.5302.

 Segundo a clínica veterinária, o atendimento é marcado de acordo com espaço na agenda, com consulta ambulatorial gratuita e exames simples, como de sangue e de ultrassonografia. Tratamentos complexos, que demandarem exames complementares ou medicamentos, serão avaliados.

 Orientações sobre posse responsável, vacinação, alimentação adequada, cuidados de higiene, consequências do abandono e maus-tratos estão disponíveis no site https://teresopolis.rj.gov.br/copbea/.