Projeto mobiliza alunos do CEHPT

Compartilhar:

‘CEHPT – Alimento para os inconformados pra quem quer salvar o Planeta’. Este é o tema do projeto pedagógico realizado no 1º semestre letivo pelo Centro Educacional Helena de Paula Tavares, em Araras.

Com foco na conscientização pela mudança de atitude dos alunos em relação à preservação ambiental, a iniciativa mobilizou toda comunidade escolar. Produção de murais, poemas, exposições, troca de sementes de plantas e jardim suspenso de garrafas pet foram algumas das atividades realizadas.

Com criatividade, estudantes do 6º ano apresentaram um desfile de moda com peças feitas de material reciclado. Tampinhas de garrafas pet, lacres de latas de refrigerante, CDs, sacolas de plástico, copos e talheres descartáveis foram transformados em vestidos, blusas e saias.

O plantio de flores e a pintura de mesas, bancos e de jogos educativos na Praça Dom Quixote, em frente à escola municipal, mobilizou uma parcela significativa dos estudantes no último sábado, dia 23.

Para a diretora do CEHPT, houve um envolvimento muito grande de professores, equipe de funcionários e alunos. “Esse projeto contribuiu para maior parceria e diálogo entre a comunidade escolar. Observamos que diminuiu muito os conflitos que aconteciam na escola, com todos trabalhando em prol de uma proposta em que acreditavam. Percebemos um compartilhar de idéias tanto de professores quanto dos estudantes”, avaliou Cláudia Ventura.

Aluno do 6º ano, Yuri Rodrigues da Silva se mobilizou na captação de sementes de plantas, como ipê, jacarandá e açaí, para distribuir às pessoas interessadas. “Por mais que seja uma pequena parte, a escola fazendo o projeto já está ajudando a mudar o mundo”, opinou. Para ele, a participação expressiva dos estudantes comprovou o interesse pela atividade. “Acordar cedo no sábado não é muito legal, e a nossa presença mostra a motivação para colaborar”.

Já Ana Carolina Ferreira, do 8º ano, se uniu aos colegas na pintura de jogos educativos na praça em frente à escola. “Gostei muito de ter ajudado. Até para a comunidade ter orgulho e dizer: foi o CEHPT que fez, essa é uma escola de verdade”, concluiu.

O Centro Educacional Helena Paula Tavares tem 585 alunos, distribuídos em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Fotos: AscomPMT