Projeto Jovem Alerta forma cerca de 60 alunos

Compartilhar:
Adolescentes aprendem a fazer currículo e como se portar em entrevistas de emprego 
 
Realizada nesta quarta-feira (18) no Hotel Athos, no bairro de Fátima, a formatura dos cerca de 60 jovens do ‘Projeto Jovem Alerta’. Promovida desde 2018 em parceria pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a iniciativa é direcionada a jovens de 14 a 24 anos e tem o objetivo de despertar a autonomia, cidadania e a inserção no mercado de trabalho.
 
“Estamos muito felizes em oferecer, mais uma vez, a oportunidade de novos conhecimentos a esses jovens. A maioria, depois que passa pelo curso, percebe a importância da qualificação para o mercado de trabalho. Principalmente quando se está buscando o primeiro emprego”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.
 
Com duração de três meses, a formação englobou uma série de encontros socioeducativos, nos quais foram abordados temas como primeiro emprego, elaboração correta de um currículo, como se comportar em uma entrevista de trabalho, entre outros assuntos.
 
Reunidos com amigos e familiares, os adolescentes de Teresópolis e de São José do Vale do Rio Preto inscritos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto e do Meudon receberam o certificado de participação em clima de comemoração. “Foi literalmente um aprendizado e uma chance única que não podíamos deixar passar. Debatemos assuntos da atualidade no curso e agora me sinto bem mais segura para minha primeira entrevista de emprego”, relatou a jovem Débora Cristina Cardoso, de 15 anos, do CRAS Alto.
 
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, os jovens ouviram o depoimento emocionado do empresário Rogério Preciliano, proprietário do Hotel Athos. “Faço questão de falar da minha vida porque o meu passado tem muita a ver com a história dessa garotada. Iniciei minha vida trabalhista muito cedo, aos 13 anos, realizando serviços muito simples, mas que valeram como uma faculdade de vida”, relatou o empresário.
 
Projeto Jovem Alerta 
 
O Jovem em Alerta é um projeto socioeducativo do Serviço Social do CIEE, que tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento do jovem e seu aprimoramento social. O trabalho é realizado através da mobilização dos jovens de 14 a 24 anos com intuito de despertar a participação mais efetiva no protagonismo, autonomia e identidade, contribuindo com o exercício de cidadania ampliada.