Programa Selo Empresa de Estimação: Empresas e instituições que fizerem doações pela causa animal serão homenageadas por seu apoio

Compartilhar:

Auxílio às ações da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal também vão beneficiar organizações e protetores independentes de Teresópolis

A Prefeitura acaba de criar o programa ‘Selo Empresa de Estimação’. O objetivo é incentivar empresas e instituições a apoiarem as ações da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) e, desta forma, colaborar com as organizações não governamentais e protetores independentes de Teresópolis credenciados pela Coordenadoria.

Pela Lei Municipal 3.799/2019, de autoria do vereador Tenente Jaime e publicada na edição de 12 de novembro do Diário Oficial Eletrônico, o auxílio poderá ser feito por meio de doações de bens, prestação não onerosa de serviços ou parceria técnica, científica e acadêmica. Isso permitirá que o poder público possa aprimorar o atendimento e ampliar o alcance dos programas de controle populacional, de vacinação e de identificação dos animais.

“Teresópolis tem uma grande incidência de animais de rua, vítimas de maus tratos e abandonados, especialmente cães e gatos, o que se torna um problema coletivo e de saúde pública. As ações de prevenção e proteção são urgentes, mas não dependem apenas do poder público. Por isso, a Gestão Municipal criou o programa. Vamos nos unir e transformar Teresópolis em um município que cuida dos seus animais”, conclama Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

As doações, auxílios, apoios e parcerias seguirão as regras definidas pelo Decreto Municipal 4.997/2018. Intitulado ‘Doação do Bem’, o decreto define as regras de doações e parcerias entre poder público e iniciativa privada, as orientações podem ser consultadas pelo link https://doacaodobem.teresopolis.rj.gov.br/. Também deverá ser observada a Lei Federal 13.019/2014, que estabelece novas regras para as parcerias entre a Administração Pública e as organizações da sociedade civil.

 A Coordenadoria

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) foi criada no dia 4 de outubro de 2018. Sem custos para os cofres públicos, o novo órgão tem como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos.

É vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz a interlocução entre os setores da Gestão Municipal e também junto ao Legislativo, sociedade civil organizada, entidades e instituições.

Entre as ações previstas a serem executadas pela Coordenadoria estão a realização de convênio com o curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para a realização de cirurgias de castração; a implantação do Sistema de Identificação dos Animais, através de microchips, incentivando a posse responsável; e a realização de campanhas de conscientização sobre posse responsável e de adoção dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura, entre outras iniciativas.