Programa InovaTerê: Prefeitura cadastra novas empresas de tecnologia e inovação

Iniciativa pretende viabilizar novos negócios e empregos

Lançado pela Prefeitura de Teresópolis e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) na segunda-feira (25), o Programa InovaTerê já está saindo do papel. Criado para desenvolver a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando novos negócios e empregos no município, o programa fará um levantamento das startups na cidade. Ou seja: vai cadastrar empresas que estão surgindo em Teresópolis nas áreas de tecnologia e inovação.

O que é Startup

Uma startup é uma empresa emergente, que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. É uma empresa recém-criada, normalmente de base tecnológica, embora possa ser de qualquer área, ainda em fase de desenvolvimento. O termo tornou-se popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de “empresas.com” foram fundadas. Por isso, comumente se relaciona o termo startup com tecnologia, mas qualquer empresa que nasce em qualquer segmento, seja tradicional ou inovador, é uma startup.

Cadastro

Para conhecer as startups que estão surgindo em Teresópolis, a Prefeitura lançou um cadastro através do link Http://bit.ly/cadastresuastartup. “É a primeira ação do InovaTerê. Fizemos um formulário para cadastrá-las, uma espécie de inventário. Queremos ter ideia desse novo cenário que se apresenta, saber números, áreas de atuação, etc. A proposta da Gestão Municipal é incentivar o ambiente de inovação, para que esses novos negócios tenham oportunidade de crescimento e, ao mesmo tempo, atendam as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade”, explica Vinicius Oberg, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Trabalho, instalada no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea). Telefone: (21) 2742-3352 ramal 248.