Programa de Fortalecimento das Corregedorias da Controladoria-Geral da União é tema de encontro em Teresópolis

Compartilhar:

Um encontro em Teresópolis nesta segunda (29) reuniu representantes do Núcleo de Ações de Correição da Controladoria-Geral da União (CGU) no estado do Rio de Janeiro, secretários municipais e servidores municipais para esclarecimento sobre o Procor, programa de fortalecimento de corregedorias. O Prefeito Vinicius Claussen agradeceu a presença dos representantes da CGU em Teresópolis.

Coordenador do Núcleo de Ações de Correição da CGU no estado do Rio de Janeiro, Francisco Belmiro, explicou que o Procor é um programa de fortalecimento de corregedorias, que foi criado pela nova gestão da CGU a partir da mudança do Executivo Federal. A meta é se aproximar das corregedorias estaduais e municipais.

“O objetivo é a apresentação de treinamentos, incluindo uma série de manuais e de programas de capacitação que a CGU dispõe para os órgãos federais, que terá uma abrangência maior, sendo disponibilizados para estados e municípios”, ressaltou o auditor da CGU, que estava acompanhado de Ana Paula Paluma, que também atua no Núcleo da CGU no Rio.

Durante o encontro também foi abordada a lei 12.846/13, também conhecida como Lei Anticorrupção, que prevê a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública.

A secretária de Controle Interno, Yára Medeiros, destacou os benefícios do encontro com os representantes da CGU. “A reunião proporcionou a ampliação do conhecimento sobre a responsabilização administrativa, a de pessoas jurídicas e de agentes políticos. Também foram pontuadas formas de adesão ao programa Procor, a normatização da rede de corregedorias que aumentará a qualidade da atividade correcional”.

Foto: Jorge Maravilha