Programa ‘Calçada Acessível’: workshop com vivência de barreiras urbanas movimenta esta quarta-feira (5)

Compartilhar:

Retomando a parceria para implantação do Projeto Mobilidade Urbana – Programa ‘Calçada Acessível’ em Teresópolis, a Prefeitura realiza nesta quarta (5), a partir das 9h, o primeiro workshop, que acontecerá ao ar livre para promover uma vivência de caminhada e acessibilidade pelas calçadas. 

Técnicos das secretarias circularão de cadeira de rodas e olhos vendados no quarteirão entre as ruas Feliciano Sodré, Rui Barbosa, Nilza Chiapeta Fadigas e Nova Friburgo. A proposta é que eles experimentem as dificuldades enfrentadas pelos pedestres por conta de barreiras urbanas e arquitetônicas nos passeios públicos. 

Pautada na inclusão, principalmente das pessoas com deficiência e idosos, a iniciativa tem como proposta principal incentivar a troca de informações e experiências sobre soluções para as calçadas do município, com padronização e acessibilidade. 

Na quinta-feira (6), acontecerá uma reunião com o corpo técnico da Prefeitura, das 9h às 17h, no Teatro Municipal, para elaboração de um manual de aplicação, que definirá um padrão de calçadas para o município. 

São parceiros da Prefeitura a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O objetivo é auxiliar as próximas ações da Administração Pública Municipal no sentido de adequar a cidade ao modelo de acessibilidade definido pela União.