Profissionais de saúde de Teresópolis fazem treinamento sobre solicitação e controle de testes rápidos

Compartilhar:

Quatro profissionais da rede pública de saúde de Teresópolis participaram nesta segunda-feira, 27, de treinamento do sistema para solicitação e controle dos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, HIV, sífilis e hepatites B e C. Os resultados dos testes saem em 30 minutos, em média, e são confidenciais.

Realizado pela Gerência Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde, a capacitação reuniu profissionais de saúde de vários municípios da Região Serrana, em Nova Friburgo. O objetivo foi otimizar o fluxo das atividades de logística e qualidade das informações dos municípios e garantir a manutenção da oferta dos testes à população.

De Teresópolis, participaram as farmacêuticas Claudine Rego, da Câmara Técnica Multidisciplinar, e Heloisa Maciel, responsável pelo setor de Controle e Estoque, da Secretaria Municipal de Saúde, e as enfermeiras Tainá do Nascimento e Flávia Tayt-Sohn, da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do PSF do Rosário, respectivamente.

Unidades com rotinas de Testes Rápidos em Teresópolis: PSFs Araras, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Granja Guarani, Rosário e Vargem Grande, Unidade Básica de Saúde de Vieira, Cemusa/Bairro São Pedro, Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil/Várzea.

A implantar: PSFs Beira Linha, Meudon e Pimenteiras.