Professores da Rede Municipal de Ensino participam da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Compartilhar:

Com o objetivo de atualizar conhecimentos, aconteceu nesta terça-feira (14), a segunda etapa do curso de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de professores do 1° ao 3º anos do Ensino Fundamental.

A Secretária de Educação, Rosana Mendes, ressaltou a importância da formação para ampliar ainda mais a qualidade do ensino no município. “A proposta da Gestão Municipal é garantir, aos alfabetizadores, troca de experiências, além de promover a prática de discussão, reflexão e fortalecimento das atividades de alfabetização e letramento, com metodologias inovadoras que enriqueçam ainda mais as aulas, despertando o interesse dos alunos”, pontuou.

O PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores. É um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essas formações continuadas são direcionadas para cerca de 270 professores e 50 orientadores pedagógicos de Teresópolis.

Durante os encontros, os professores são convidados a refletir sobre o seu papel no ciclo da infância e trabalhar em cima de metodologias inovadoras, enriquecendo as práticas de sala de aula, como explica a coordenadora local do PNAIC/UFRJ, Gisela Guedes. “Fizemos as primeiras formações falando sobre concepção de ensino, de alfabetização e de linguagem. Hoje, a nossa formação foi troca de experiências entre os professores sobre as intervenções que precisamos fazer para que nosso aluno possa avançar na aprendizagem”, concluiu.

Teresópolis aderiu ao PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) em 2013 e, desde então, investe na qualificação permanente dos seus educadores. O objetivo é atingir a meta do Plano: assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, Teresópolis tem 5.167 alunos de 6 a 8 anos matriculados na rede municipal de ensino.

Foto: Jorge Maravilha