Prevenção à dengue: Prefeitura faz trabalho de conscientização nos bairros

Compartilhar:

vistorias 14Moradores do bairro São Pedro estão recebendo a visita de agentes de endemias da Secretaria de Saúde. Além de fazer vistorias nas casas, terrenos baldios e em obras inacabadas, com coleta de material para análise, os agentes orientam sobre as formas de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A ação de conscientização já aconteceu em vários bairros e terá continuidade até que todo o município tenha sido vistoriado.

“Fizemos o mapeamento do bairro e a marcação de cada quarteirão do bairro. Com essa nomenclatura, cada agente fica designado para determinadas numerações de residências. A partir daí começaram as vistorias, com o auxílio de agentes comunitários das unidades de saúde da região”, explicou o agente de endemias da Secretaria M. de Saúde, André Barcelos.

Moradora do bairro há 50 anos, Edimar Santana concorda com as vistorias. “Os moradores precisam lembrar que não podemos deixar empoçar água. Mas, às vezes, as pessoas esquecem. Então é um trabalho muito importante que a Prefeitura está fazendo.”

Ana Carolina Siqueira também enfatizou a importância da conscientização sobre os cuidados que todos devem ter. “Meu pai teve dengue o ano passado. Eu tenho uma filha, minha irmã estava grávida. O pessoal tem que ter consciência de sempre estar limpando, verificando”.

O marceneiro Mauro Sérgio Oliveira enfatiza que os moradores devem autorizar a entrada dos agentes nas casas para a vistoria. “Esse trabalho é de suma importância. Todos os moradores deveriam deixar os agentes fazerem a inspeção porque a prevenção é fundamental. É uma questão de saúde pública. Não devemos esconder nada e se for encontrada alguma irregularidade, a gente procura solucionar.”

Vistoria nos bairros

A ação já aconteceu em vários bairros e localidades do interior e seguirá até que todo o município seja vistoriado, como explica o chefe do Departamento de Higiene em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Rodrigo Couto.

“Os agentes já fizeram vistorias na Fonte Santa, Venda Nova e no Campo Grande, nas casas que foram desabitadas pelo Inea. Essa semana, a gente está no em São Pedro, que é um bairro maior, mais populoso, então temos um trabalho mais intenso lá. A partir da semana que vem a gente vai estar na Beira Linha. A cada semana vamos vistoriar um bairro”, ressaltou Rodrigo Couto.

Além das inspeções, serão montadas tendas em espaços públicos nos bairros visitados para reforçar a relevância da prevenção quanto à dengue. “O objetivo de montar a tenda nos bairros que a gente estiver visitando é fazer mais o trabalho de divulgação e de orientação dessa responsabilidade que a população tem em nos ajudar. Porque não conseguimos dar conta se os moradores não se conscientizarem sobre sua responsabilidade”.

Cuidados no combate e prevenção à dengue

  • Cobrindo ou furando pneus;
  • Usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
  • Ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
  • Virando de boca para baixo garrafas vazias;
  • Tampando as caixas de água, etc.

Fotos: Ascom/PMT

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”410″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]