Prefeitura vai investir na modernização de sua rede de computadores

Compartilhar:

Objetivo é equipar as secretarias municipais e agilizar o atendimento à população

Levantamento finalizado em abril de 2019, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, através dos Departamentos de Tecnologia da Informação da Administração, da Saúde e da Educação, apresentou um detalhado diagnóstico sobre o parque tecnológico existente, concluindo que o mesmo se encontra defasado e obsoleto frente à necessidade de inovação e modernização da gestão pública municipal.

“Quando assumimos a Gestão, encontramos uma Prefeitura com computadores muito antigos e em péssimo estado de conservação. Imediatamente, investimos na reorganização do servidor geral da Prefeitura e realizamos pregões para a contratação de empresa para adequação, suporte e fornecimento de atualização dos sistemas de gestão de saúde”, relata o Prefeito Vinicius Claussen.

A maioria dos equipamentos em uso atualmente não suporta novos programas (softwares) essenciais para a plena gestão administrativa, o que torna mais lento o emprego e o monitoramento dos recursos públicos e torna demorados os serviços prestados à população.

A primeira etapa do diagnóstico, realizada nas estruturas administrativas, mostrou que existem 160 computadores em diversas secretarias municipais, mais 80 equipamentos na Secretaria de Saúde e 67 na Secretaria de Educação usando sistemas operacionais antigos, que não suportam atualização e que estão vulneráveis à ação de vírus, códigos maliciosos e até a ataques cibernéticos. Foram encontrados equipamentos que ainda utilizam o sistema operacional Windows XP (51 equipamentos), descontinuado em abril de 2014, e ainda 138 computadores com menos 4GB de memória RAM.

Partindo deste relatório, foi estabelecida, por especialistas do quadro técnico do Executivo Municipal, a configuração padrão de equipamentos que permitam uma maior longevidade do hardware, minimizando a necessidade de manutenção, aquisição de peças de distintas marcas e introdução das garantias de fábrica. Os modelos formatados priorizam a eficiência e velocidade no uso de modelos software, com ampla integração entre as áreas. Divididos em grupos de equipamentos básicos, intermediários e avançados, tais equipamentos servirão de base para a realização de um processo licitatório de registro de preços, onde o município demonstra uma intenção futura de contratação, sem a obrigatoriedade de realizá-la.

A necessidade de modernização de tais equipamentos servirá de suporte para a intensificação no ganho de qualidade e eficiência em outros projetos da Prefeitura, como, por exemplo, o ‘Mais Valia’ (de regularização de imóveis que sofreram alterações), o REFIS (de financiamento de débitos), o Georreferenciamento (de atualização dos cadastros de imóveis), a Revisão do Plano Diretor, a implantação de 100% do Sistema de Gestão da Saúde e os InovaLab (laboratórios de informática) nas escolas municipais.

“Reunimos as necessidades de todos os setores municipais para realização de um pregão. A ideia é garantir os preços de computadores e demais componentes durante um ano, para que a Prefeitura adquira os equipamentos de forma gradativa”, conclui o Prefeito.