Prefeitura vai informatizar sistema de gestão da saúde

Informatização vai permitir obter mais recursos do SUS e diminuir tempo de espera por atendimento

Sobre o Registro de Preços, pelo período de 12 meses, para prestação de serviços de instalação, parametrização, adequação, implantação, treinamento, suporte, manutenção e fornecimento de atualizações dos sistemas de gestão de saúde, com o valor estimado de R$ 1.298.000,04, cujo pregão presencial foi realizado no dia 15/02, a Prefeitura de Teresópolis esclarece que:

– O principal objetivo desse Registro de Preços é a informatização e modernização do sistema de gestão de saúde no município.

– A informatização vai facilitar a marcação de consultas; diminuir o tempo de espera por exames complexos; agilizar o atendimento na UPA; melhorar o fornecimento de medicamentos; otimizar as internações; ajudar a evitar desperdícios.

Veja os principais tópicos do que será possível fazer com a informatização do sistema de gestão de saúde:

• Criação do Sistema de informação da UPA – Vai possibilitar a diminuição de filas e tempo de espera dos pacientes com uma classificação/triagem mais ágil; melhoria dos protocolos das prescrições (com economia de medicamentos e insumos) e das solicitações de exames (com economia em exames e transporte desnecessários);

• Criação do prontuário eletrônico – o médico terá acesso a todo o histórico do paciente, independentemente da unidade onde ele for atendido na rede municipal de saúde. Essa iniciativa aprimorará a linha de cuidado com o paciente, gerando economia em exames e medicamentos.

• Regulação de leitos hospitalares – o município terá total controle dos pacientes internados nos hospitais prestadores de serviço, gerando maior transparência nos pagamentos do POA (Plano Operativo Anual) e otimizando a utilização dos leitos, contribuindo assim para esvaziar a UPA 24 Horas.

• Padronização de solicitação de exames – o médico só pode pedir uma ressonância magnética se o paciente já tiver feito uma tomografia computadorizada e/ou exame de Raios-X, por exemplo. Isso evita a solicitação de exames em quantidade exagerada e desnecessária, gerando economia aos cofres públicos.

• Regulação de exames – o município terá total controle dos exames agendados e realizados pelos prestadores, otimizando a quantidade contratada e executada, incluindo exames pactuados com outros municípios. Além de gerar economia, melhora o atendimento à população.

• Regulação de consultas – o município terá total controle sobre a agenda dos prestadores de serviço, otimizando a quantidade de consultas contratadas, agendadas e executadas, bem como as consultas de especialidades. Além de gerar economia, melhora o atendimento à população.

• Controle de ordens judiciais – com o controle efetivo das demandas de ordens judiciais, a Gestão Municipal poderá reduzir a quantidade de dinheiro sequestrado dos cofres públicos.

• Controle de estoque de insumos e medicamentos de forma única em todas as unidades, diminuindo gastos desnecessários e otimizando a distribuição.

A Prefeitura de Teresópolis esclarece, ainda, que a saúde do cidadão é prioridade. Garantir qualidade nas ações preventivas e no tratamento das doenças de modo ágil e eficaz é o principal objetivo dessa gestão.