PREFEITURA TRABALHA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA AGROECOLÓGICO SUSTENTÁVEL EM TERESÓPOLIS

Programa visa aumentar produção orgânica no município

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e com o apoio do Sebrae, trabalha para implantar o programa PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O programa procura incentivar a agricultura sustentável, sem uso de agrotóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente.

Nesta semana, o prefeito se reuniu mais uma vez com equipe do Sebrae, que auxilia no processo de implementação do programa. “Essa reunião é para avaliarmos a possibilidade técnica de instalarmos uma mandala, ou seja, um canteiro no Horto Municipal e colocar em prática o programa. Sendo Teresópolis o maior produtor de hortaliças do Estado, o modelo será mais um ponto de visitação da cidade”, disse o prefeito Vinicius Claussen.

De acordo com a coordenadora Regional do SEBRAE/RJ, Cláudia Pacheco, é através do PAIS que será feita “a transição da produção convencional, que hoje é feita com agrotóxicos, para uma produção sustentável que chamamos de orgânica, gerando alimentos muito mais saudáveis ao consumidor”, explicou.

Participaram também da reunião os secretários de Meio Ambiente, Raimundo Lopes, de Agricultura, José Carlos da Estufa, e de Serviços Públicos, Beto Calixto, e o engenheiro agrônomo da Agricultura, Kleber Cozzolino.

PAIS

Com baixo custo e tendo, como premissa, o manejo orgânico da produção, o PAIS está sendo implantado em diversas regiões do estado, fugindo da produção convencional e incentivando os agricultores a adotarem em sua propriedade uma policultura.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jorge Maravilha