PREFEITURA QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS NA MERENDA ESCOLAR

Prefeitura quer maior participação dos Produtores Rurais na Merenda Escolar

Ampliar a participação dos agricultores de Teresópolis no fornecimento da merenda escolar: essa é uma das metas da nova gestão. Na última terça-feira (24), uma reunião com a participação do Prefeito Vinicius Claussen, representantes de várias secretarias municipais e entidades como a Aciat, Emater e Sebrae discutiu as melhores formas de inserção dos produtores locais no fornecimento à Prefeitura.

Vinicius Claussen destacou que a inserção dos agricultores locais no fornecimento da merenda escolar é uma grande oportunidade. “A possibilidade de termos produtores do nosso interior fornecendo itens para a merenda pode trazer uma melhor distribuição de renda no município, pois os produtos serão comprados dentro de Teresópolis, o que traz mais dinheiro às famílias do campo. Por isso vamos criar estratégias para os nossos agricultores serem os maiores fornecedores de alimentos das escolas municipais. O prefeito ressaltou que todo o processo será feito com a máxima transparência, e comemorou a possibilidade do aumento da qualidade das refeições dos alunos, que terão produtos mais frescos e saudáveis produzidos localmente”.

Já para o secretário de Administração, Lucas Guimarães, o novo método de compra para merenda escolar vai trazer uma redução expressiva de gastos nos cofres públicos do município. “Quando você compra direto do produtor, descartando os atravessadores, a economia é relativamente grande em se tratando do grande volume de alimentos que adquirimos para as escolas”. Segundo Lucas, os próximos passos serão o mapeamento da produção local pelos órgãos envolvidos (Secretaria de Agricultura, Emater e Aciat), a adequação do cardápio por nutricionistas, de acordo com o que é gerado no município, a cotação de preços, reunião com os produtores rurais e por fim, a chamada pública para a aquisição dos produtos.

Fotos: Jorge Maravilha