Prefeitura promove ação cultural no Corta Vento

Alunos das escolas Antônio Santiago e Manuel Alves agitam projeto ‘Cultura em Movimento’, cantando, tocando instrumentos, dançando e expondo trabalhos sobre ‘Sustentabilidade’

Uma farra da criançada. Se fôssemos definir com uma frase a edição do projeto ‘Cultura em Movimento’, da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, no Corta Vento, no último domingo, 28, a frase seria essa. Alunos de duas escolas municipais — Manuel Alves Moreira e Antônio Santiago Mello — fizeram a festa: cantaram, dançaram, declamaram, tocaram violão e violino. Também fizeram exposições sobre ‘Sustentabilidade’, com temas como reciclagem de lixo e de alimentos. Serviram até um delicioso chá de casca de maçã com canela! O toque adulto ficou por conta do afinado cantor gospel Val França, que tocou duas músicas do gênero.

A primeira atração da tarde (o projeto começou às 15h na Rua Júlio Verner) foi o menino Danilo Thomas, de 13 anos, que tocou no violino um trecho da ‘Abertura 1812’, de Tchaikovsky. Começo em grande estilo. Em seguida, alunos da Escola M. Antônio Santiago fizeram uma performance baseada na música ‘Where is the Love?’, com direito a cartazes sobre os temas amor, ‘amizade, solidariedade, etc. E muitos risinhos de vergonha…

Os próximos ‘artistas’ foram Gabriel Freitas e Ana Júlia Santos Rodrigues, violão e voz, com a música ‘Trem Bala’, de Ana Vilela. Ana Júlia impressionou com sua voz e afinação, lembrando até a cantora Maria Gadu no timbre. “Temos aqui uma futura cantora!”, comentou a produtora Eliana Resende, mestre-de-cerimônias do evento. Na plateia, o secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, e sua esposa, Vera Carneiro, concordaram.

Em seguida, um grupo de meninas da Escola Antônio Santiago cantou Imagine, de John Lennon, como parte do trabalho de turma ‘O Mundo que Temos e o que Queremos’, coordenado pela professora Elaine Mozer. E foram seguidos por crianças pequenas do 1º Turno da escola, com ‘O Rap da Sustentabilidade’, feito por eles mesmos! “Trabalharemos o ano todo com o tema da sustentabilidade, cada turma com um aspecto dela”, explicou a professora Alessandra. “É um trabalho de formiguinha”, completou.

O secretário Márcio de Paula comentou sobre a iniciativa: “O projeto do Governo Mario Tricano é levar a cultura aos bairros e revelar os artistas de nossa cidade e escolas. Hoje, foi um sucesso e dou os parabéns às crianças, aos professores e às diretoras. Agradeço também ao presidente da Associação de Moradores local, Gilvan”.

Texto: Ney Reis
Fotos: Jorge Maravilha