Secretaria de Cultura de Teresópolis busca parceria do Governo do Estado para recuperação de bens tombados pelo Inepac

Você está visualizando atualmente Secretaria de Cultura de Teresópolis busca parceria do Governo do Estado para recuperação de bens tombados pelo Inepac
Compartilhar:

Na última sexta-feira, 12 de fevereiro, a secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, e o subsecretário, Ricardo Guarilha, estiveram no Rio de Janeiro para uma reunião com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Entre outros assuntos, o encontro teve como objetivo tratar de questões ligadas aos bens tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em Teresópolis.

Recebidos na Biblioteca Parque Estadual, sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC), Cléo Jordão e Ricardo Guarilha conversaram com a Secretária Estadual, apresentando as demandas culturais do município, de acordo com o planejamento do Prefeito Vinicius Claussen, visando estreitar as relações e buscar parcerias para o fomento da cultura em Teresópolis. Eles entregaram ao diretor geral do Inepac, Cláudio Elias, o relatório referente à visita feita no dia anterior a Teresópolis, quando a equipe técnica do Instituto avaliou a Casa da Memória Arthur Dalmasso e o Mirante da Granja Guarani, dois bens tombados pelo Inepac em Teresópolis e para os quais a Secretaria Municipal de Cultura busca efetivar projetos de restauração.

“Mais uma vez, fomos muito bem recebidos pela Secretária Danielle e deixamos um canal aberto entre o Estado e o Município. Além da união na busca pela restauração dos nossos bens tombados, temos a certeza de que novas parcerias virão muito em breve. O encontro foi muito produtivo”, disse a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

Acompanhados ainda pelo diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Corrêa, Cléo Jordão e Ricardo Guarilha aproveitaram para visitar a Biblioteca Parque Estadual, incluindo a exposição “Sertão Rio – Saberes do Nordeste”, que reúne apresentações musicais, forró, literatura de cordel, artesanato, religiosidade e as festas populares que foram trazidas pelos nordestinos para o Rio de Janeiro. Patrocinado pela Lei Aldir Blanc, o projeto ocupa 250 m2 da Biblioteca Parque e tem a curadoria do jornalista Marcelo Fraga.

Carteira de Artesão – A coordenadora de Artesanato da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Fátima Cunha, aproveitou a viagem para se reunir com os coordenadores do Programa de Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) do Rio de Janeiro, Natcha Bhering e Marcel Vasconcelos. O objetivo do encontro foi solicitar a vinda da equipe da Secretaria Estadual de Turismo a Teresópolis para possibilitar aos artesãos locais a confecção e emissão da Carteira do Artesão. Além da identificação profissional, a carteira permite a compra de insumos e matéria-prima com desconto, entre outros benefícios.

Atualmente, Teresópolis conta com 601 artesãos cadastrados pela Secretaria de Cultura, que integram, em sistema de revezamento, a Feira Teresópolis Artes Manuais. A feira reúne diversos trabalhos em artesanato e funciona nos fins de semana e feriados na Casa do Artesão, no Soberbo.

Fotos: Divulgação