Prefeitura investe na modernização da rede de computadores em escolas municipais e inaugura o primeiro InovaLab

Compartilhar:

E.M. Manoel S. Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso, foi a primeira a receber os equipamentos

Foi inaugurado nesta terça-feira, 26, o primeiro InovaLab (laboratório de informática) da rede municipal de ensino de Teresópolis, na EM Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso. O espaço é o primeiro dos laboratórios de informática que estão sendo modernizados nas escolas da rede e foi montado com equipamentos adquiridos, por licitação, pela Prefeitura, numa sala recém-reformada pela direção da unidade escolar

“Estamos muito felizes em poder realizar um belo projeto como o InovaLab, que traz inovação, empreendedorismo e tecnologia para os nossos alunos. Tenho certeza que cuidando bem das crianças dessa forma nós vamos ajudá-las  a conquistar o mundo  e a viver de uma maneira mais plena, mais digna e mais justa, igualando suas oportunidades no mercado de trabalho futuro”, disse o Prefeito Vinicius Claussen, que inaugurou a moderna sala de informática.

A inserção do laboratório é um passo importante para a promoção de novos conhecimentos. A secretária de Educação, Rosana Mendes, fez questão de agradecer ao prefeito pelo grande apoio que tem sido dado à Educação em sua gestão. “Se não fosse o entendimento do Prefeito Vinicius Claussen, que somente através da Educação é possível um caminho melhor, nada disso estaria acontecendo. São várias escolas montando seus InovaLabs,  reestruturando os laboratórios de informática e isso é um marco para nossos alunos e professores”, afirmou Rosana.

Com 20 computadores novos, sistema Windows, cadeiras e mesas adaptadas para a atividade, o espaço recebeu o nome de uma das funcionárias mais antigas da escola: Mauriza Ignácio dos Santos. “É uma honra receber esta homenagem tão bonita da escola que escolhi para trabalhar e aqui estou há 23 anos, servindo essas crianças com carinho, dedicação e muita alegria. Estou muito feliz hoje”, declarou a servente.

Todos os equipamentos receberão pacote Office em breve. O projeto InovaLab contou também com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

“O projeto tem a parceria do Unifeso, que vem capacitando os professores para uso da tecnologia no ambiente escolar. Em breve, novos InovaLabs serão inaugurados e, em 2020, a tecnologia vai fazer parte do dia a dia das escolas municipais, preparando melhor os alunos para os desafios do Século XXI e para um mercado de trabalho que cada vez mais exige novas habilidades dos jovens”, comentou Vinicius Oberg, também à frente da Secretaria de Trabalho e Emprego.

texto – Ascom PMT
fotos – Jorge Maravilha