Prefeitura investe mais de R$ 1,2 milhão na manutenção, ampliação e modernização da iluminação pública

Compartilhar:

Serviços serão garantidos pela arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública 

A Contribuição da Iluminação Pública (CIP) paga pelo contribuinte na sua conta de luz é a base para a ampliação do investimento realizado pela Prefeitura no parque de iluminação em toda a cidade.

Serão publicados na edição desta quarta-feira (12), do Diário Oficial do Município, os editais dos pregões de compra de materiais e equipamentos para manutenção, conservação, ampliação e modernização da iluminação pública em Teresópolis.

São mais de R$ 1,2 milhão de investimentos entre aquisição de lâmpadas, braços de luz, bocais e conectores, e também de equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e óculos, para as seis equipes que atuam na execução desses serviços, na cidade e no interior do município.

Além de lâmpadas de multivapor metálico, que têm uma luminosidade mais eficiente do que as usadas atualmente, serão registradas 2.500 luminárias de LED para modernizar a iluminação do trecho entre o Soberbo e o final da Reta, abrangendo as avenidas Rotariana, Oliveira Botelho, Alberto Torres, Feliciano Sodré e Lúcio Meira. Também serão contempladas as avenidas Delfim Moreira, no trecho Várzea-Vale do Paraíso; a Avenida Presidente Roosevelt, na Barra do Imbuí, e a Rua Manoel José Lebrão, na Ermitage.

“Além de modernas, duráveis e iluminarem muito mais, as lâmpadas de LED são mais econômicas do que as de vapor de sódio utilizadas atualmente. E têm tratamento contra raio, quer dizer, mais resistentes aos relâmpagos. Com certeza, além de economia e durabilidade, a modernização do sistema de iluminação pública proporcionará mais segurança e conforto para a população”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

As lâmpadas de LED, que são reconhecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são preparadas para o sistema de gerenciamento remoto. “Ou seja: elas poderão ser controladas pelo CICOP (Centro Integrado de Comando e Operação) de Teresópolis, que vamos implantar em breve, no prédio da antiga sede da 110ª Delegacia, no Alto. Esta é uma iniciativa do Programa Cidade Segura e Inteligente. A proposta é que, deste Centro Integrado, seja possível, por exemplo, identificar lâmpadas queimadas ou que, por algum defeito, ficam acesas o tempo todo através de um sistema computadorizado. Mas este é um projeto futuro”, relata o Prefeito.

A estimativa é que a licitação, com registro de preços válido por 12 meses, seja realizada entre o final de junho e início de julho, mês em que a Secretaria de Serviços Públicos poderá solicitar o fornecimento dos materiais necessários para intensificar os trabalhos de iluminação pública. Isso, caso as empresas participantes não apresentem recurso ou impugnação durante o procedimento licitatório.

De julho de 2018 até este mês de junho, a Gestão Municipal realizou vários pregões para compra de materiais destinados à revitalização da iluminação pública, sendo o pregão a ser realizado uma ampliação nas estratégias da Prefeitura Municipal. Neste período, a Secretaria de Serviços Públicos registra um total de 11.556 ações de manutenção do sistema em mais de 30 bairros, na cidade e no interior. São 4.275 lâmpadas trocadas, 2.220 reatores substituídos e 2.120 relês recolocados.

Foto: Divulgação