Prefeitura inicia projeto ‘Recicla Terê’ nas escolas municipais

Você está visualizando atualmente Prefeitura inicia projeto ‘Recicla Terê’ nas escolas municipais
Alunos do Centro Educacional Helena de Paula Tavares participam do programa Recicla Terê

Entre os objetivos da iniciativa está a conscientização dos alunos sobre a importância da destinação correta do lixo

O Programa Municipal de Coleta Seletiva ‘Recicla Terê’ deu seu primeiro passo para atender as escolas de Teresópolis. O trabalho foi iniciado na quarta-feira, dia 18, no Centro Educacional Helena de Paula Tavares, no bairro de Araras. Atividades práticas e teóricas estão sendo desenvolvidas com a participação dos alunos dos turnos da manhã e tarde, compondo o projeto denominado ‘5 R’s em Ação’, que são Reciclar, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reduzir.

O objetivo da iniciativa é conscientizar os alunos sobre a importância da destinação correta do lixo e incentivar a redução de consumo, propiciando a proteção do Meio Ambiente e bem-estar humano. As atividades do projeto “05 R’s em ação” estão sendo desenvolvidas pelo Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com dois projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Victoria Canto, aluna da Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial-UERJ, e Maria Eduarda dos Santos Azevedo, aluna do Curso de Ciências Biológicas – Estácio de Sá.

“Sem dúvidas, a Coleta Seletiva que o programa ‘Recicla Terê’ propicia é extremamente importante para a organização dos resíduos gerados no nosso município. A oportunidade de inserir no programa práticas da Educação Ambiental motivando a redução do consumo e o uso da coleta torna-se um conjunto complementar e cooperativo dos setores, induzindo a educação dos jovens que representam o futuro e a mudança na nossa cidade”, ressaltou Victória Canto.

No dia 18, o Ecoponto foi instalado na escola e os alunos já puderam aprender na prática a maneira correta de destinar o lixo para o programa. “Hoje o ‘Recicla Terê’ começa uma nova fase de coleta de resíduos, os que estão nas escolas. Somado a isso, podemos levar a Educação Ambiental para os alunos, professores e agentes escolares. A realização de projetos científicos é fundamental para o desenvolvimento deste processo, pois teremos uma análise de todo o caminho feito até agora. É muito importante alinhar as atividades de gestão com o conhecimento cientifico”, comentou o coordenador do setor de Educação Ambiental, o biólogo Vitor Cunha.

Em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, o Centro Educacional Helena de Paula Tavares foi escolhido para ser escola piloto, dando início à inclusão das escolas do município no programa ‘Recicla Terê’. Segundo Thiago Lima, coordenador do Programa Municipal de Coleta Seletiva, a “participação das escolas no programa é de suma importância, pois além de ampliar o número de ecopontos e auxiliar na divulgação da coleta seletiva nos bairros, no entorno das escolas, onde os alunos moram, esse passo é muito importante para o aumento do trabalho e renda dos catadores vinculados ao programa, não só trazendo mais renda como possibilitando a inclusão de novos catadores ao programa, conforme o volume de material coletado vai aumentando”.

Tudo está acontecendo através de um excelente engajamento tanto das secretarias envolvidas como também da unidade escolar, na figura da diretora Cláudia Ventura e demais funcionários, principalmente dos alunos, demonstrando que a iniciativa servirá de piloto para a implantação nas demais escolas do município. As atividades terão continuidade ao longo do mês de junho com mais ações voltadas ao tema, buscando assim maior engajamento dos alunos junto ao ‘Recicla Terê.