Prefeitura inicia elaboração do plano de manejo do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Compartilhar:

Equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente deu início à elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A iniciativa atende a Lei Federal n° 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Encontro de trabalho com esse objetivo foi realizado na última quarta-feira (28), na sede Santa Rita do parque municipal.

 O Plano de Manejo estabelece ações para proteger os ecossistemas existentes nas unidades de conservação, quais usos serão desenvolvidos nesse espaço, assim como onde e de que forma esses usos vão ocorrer.

 “O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão e leva em conta o entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta se insere”, explica o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

  O parque

Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

 Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica, na região.

 Fotos: Divulgação