Prefeitura informa que cidadãos têm acesso a dados do Cadastro Único na internet

Compartilhar:

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, informa que está disponível a CONSULTA CIDADÃO – CADASTRO ÚNICO, ferramenta criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para que as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal, tenham acesso a alguns dados de seu cadastro, bem como de sua família. A consulta está disponível no portal do MDSA, no link www.mds.gov.br/consultacidadao

O Cadastro Único reúne dados de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. Para receber o benefício, é imprescindível manter o cadastro atualizado. 

O cidadão pode conferir, por exemplo, se está ou não com as informações em dia. Também é possível acessar individualmente dados como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. 

Essa ferramenta surgiu para desburocratizar o acesso dos usuários dos serviços públicos, programas sociais e benefícios, possibilitando que essas pessoas não precisem ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para obter as informações. A consulta só pode ser visualizada após 45 dias da data da entrevista.