Prefeitura e Estado em ação conjunta

Compartilhar:

O cadastramento imediato dos artesãos de Teresópolis para a realização de cursos de aperfeiçoamento técnico, capacitação na área de economia solidária e a implantação de um banco de alimentos, para arrecadação, processamento e distribuição de produtos que não foram comercializados, mas que estão em perfeitas condições para consumo.

Esses são os primeiros resultados de uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca – Sedrap.

Os detalhes para efetivação dessa parceria serão tratados na próxima semana.

A reunião que tratou da ação aconteceu nesta sexta-feira, quando o Prefeito Mario Tricano recebeu o Subsecretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Renato Bravo, e a Coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, que também é presidente do Movimento Mulher Progressista do Rio de Janeiro. Acompanharam o encontro os Secretários Municipais Marcus Vinicius Ramos “Marcão” (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e Carlos Roberto da Rosa (Agricultura).

“Estou trabalhando para gerar soluções de impacto e imediatas, pois o tempo é curto. Por isso a importância de ações conjuntas, como essa”, disse Tricano, após relatar as dificuldades financeiras e administrativas do Município.

Segundo o Subsecretário Estadual Renato Bravo, são iniciativas que podem ser postas em prática imediatamente. “Temos um escritório de projetos nas áreas de trabalho e renda para captação de recursos junto ao Governo Federal e ao Banco Mundial, e convênios com os ministérios da Agricultura e da Integração Nacional. Basta o prefeito definir as ações que ele deseja implantar no Município”, destacou.

Já Nea Mariozz salientou a importância da realização de cursos de excelência para qualificação do artesanato local, importante atividade geradora de renda para o Município.

O Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional e como registro vivo da história local, colocando em prática ações que visam o fomento da atividade para os inscritos no programa, além de identificar e mapear a produção e matéria-prima dos artesãos do estado.

“Nesse primeiro contato o Prefeito Mario Tricano já conquistou a parceria do Governo do Estado nas áreas de empreendedorismo e geração de emprego e renda”, comemorou o secretário municipal, Marcão.

Plantão no sábado

Neste sábado, 23, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e a Ouvidoria Geral terão expediente interno, das 8h às 13h, para reestruturação das pastas, de acordo com orientação do prefeito Mario Tricano e do secretário Marcus Vinicius Ramos (Marcão).

“Após a reunião seguirei com parte da equipe até a feira de empreendedorismo, que funciona no Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, e também visitarei o Shopping Popular, ao lado da Rodoviária, na Várzea, cumprindo determinação do prefeito, a fim de tomar conhecimento das demandas desses setores”, informou Marcão.

Foto:  crédito Marcelo Roza