Prefeitura entrega DPO de São Pedro reformado

Você está visualizando atualmente Prefeitura entrega DPO de São Pedro reformado
Da esq. para dir. Promotora Carla Cruz, Prefeito Vinicius Claussen e vereadores Teco Despachante, Márcia Valentim, Amós, Tenente Jaime e Paulinho Nogueira

Prefeito Vinicius Claussen destaca que a obra contribui para a valorização do trabalho dos policiais e a segurança dos moradores da região

Com a presença de autoridades civis e militares, o Prefeito Vinicius Claussen reinaugurou, na última sexta-feira (8), a sede do Destacamento de Policiamento Ostensivo da PM no São Pedro. As instalações passaram por uma reforma completa, realizada pela Prefeitura de Teresópolis, numa manifestação da valorização deste equipamento para a segurança pública da região.

Com 52m², em área anexa ao Tiro de Guerra, o DPO tem uma estrutura que conta com alojamentos, banheiro, cozinha e sala de comunicação. Foi realizada uma reforma geral e a demolição de paredes para adequação do espaço, também como troca dos pisos, revisão elétrica e hidráulica e pintura em geral. Também foi realizada a reforma da fachada no estilo arquitetônico Enxamel, dentro do projeto Terê Tão Bela, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que pretende resgatar a identidade de Teresópolis com recorte para sua colonização inglesa, começando dos prédios públicos.

“O bairro São Pedro é importantíssimo para Teresópolis e, aqui no DPO do São Pedro, tivemos que corrigir algumas questões estruturais do prédio. Tudo isso foi conversado com o comandante do Tiro de Guerra e também com o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, o comandante Soliva. E agora chegou a hora de fazer essa revitalização, essa correção estrutural necessária para poder também oferecer um espaço saudável, seguro aos PMs que vão servir aqui. E ter um equipamento de segurança é fundamental,” pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, ressaltando que o bairro São Pedro é o mais populoso da cidade e precisa de presença ostensiva da polícia para que as famílias da localidade possam se sentir seguras.

Vinicius Claussen destacou ainda que “a fachada vai seguir o Projeto Arquitetônico Terê Tão Bela, que tem como missão trazer uma nova marca arquitetônica para a cidade. Então todas as obras públicas levarão esses traços. Traços que vão trazer mais beleza e construir uma nova marca para cidade de Teresópolis”.

O Comandante do 30º BPM Tenente Coronel Alex Soliva enfatizou que este é um momento de integração entre os poderes públicos. “Penso que a palavra integração pode simbolizar a grandiosidade desse ato de hoje. Integração entre os poderes públicos municipal e estadual. Destacando que não há como fazer segurança pública sem a participação da sociedade. Agradecemos à Prefeitura pelo esforço e a efetivação desta obra e colocamos a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do 30º BPM, à disposição de toda a população”, mencionou o comandante Soliva.

O espaço, de propriedade do município, foi cedido oficialmente para a PM mediante assinatura do termo de cessão entre as instituições. A reativação do DPO atende ainda uma moção da vereadora Márcia Valentim. “A palavra de hoje é gratidão. Foram muitas reuniões desde o ano passado solicitando o retorno do DPO de São Pedro. Agradeço a todos que se empenharam para trazer essa unidade de segurança de volta para o bairro. Parabenizo os policiais por estarem sempre presentes e atuantes em nosso bairro, mesmo quando o DPO estava inativado”, frisou Márcia Valentim.

Estiveram presentes à reinauguração do DPO os secretários municipais Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública), Ricardo Pereira Jr. (Obras Públicas) e Geovânia Ramos (Esporte e Lazer) e os vereadores Amós Laurindo, Gustavo Simas, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Tenente Jaime. A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Elisabeth Barbosa, e o vice-presidente do conselho, Hélio Neves, a Promotora Carla Tereza de Freitas Baptista Cruz, o comandante do Tiro de Guerra, subtenente Douglas, o delegado da 110ª DP, Márcio Dubugras e o assessor do Deputado Federal Hugo Leal, Marcello Netto, também participaram da cerimônia.

Fotos: Bruno Nepomuceno