PREFEITURA E UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ FIRMAM CONVÊNIO PARA ESTÁGIOS

Compartilhar:

A Prefeitura e o Campus Teresópolis da Universidade Estácio de Sá firmaram, nesta quinta-feira (27), convênio para a realização de estágios destinados aos alunos dos cursos oferecidos pela instituição de ensino. Com vigência de 12 meses, o documento foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e o diretor da Estácio, Maurício Weichert, na presença do Procurador Geral do Município, Gabriel Palatnic, e do Secretário de Administração, Lucas Guimarães, e da Consultora Comercial Clarice Gomes. 

“É uma grande parceria que vai permitir aos alunos cumprir estágios obrigatórios em várias secretarias. Vamos oferecer campo de aprendizado prático para eles que, em breve, ingressarão no mercado de trabalho com essa experiência. Para a Prefeitura, é uma ajuda sem custo para os cofres públicos neste momento em que estamos enxugando a máquina pública, mas, ao mesmo tempo, continuamos precisando de mais braços para melhorar a arrecadação municipal”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen. 

Segundo Maurício Weichert, a Prefeitura poderá utilizar a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, que desenvolverão suas competências praticando a teoria da sala de aula no serviço público. “As empresas e as instituições públicas não têm ideia das oportunidades que resultam das parcerias de estágio firmadas com as universidades”, avaliou. 

Levantamento inicial aponta a necessidade de 72 estagiários, em 10 secretarias. “A Prefeitura vai apresentar as demandas de estágio para a Estácio, que vai cadastrar em seu sistema. Cada secretaria definirá um procedimento para recrutar os estagiários, podendo ser prova ou entrevista, por exemplo”, explicou o Procurador Geral, Gabriel Palatnic. 

O Secretário de Administração, Lucas Guimarães, que já foi estagiário do SEBRAE-RJ, reconhece a importância da aplicação do ensinamento teórico adquirido em sala de aula no ambiente de trabalho, por meio de estágio. “A máquina pública é um organismo totalmente diferente. Os estagiários terão oportunidade de trabalhar no maior empregador do município, e que possui o maior orçamento”, assinalou. 

Os estagiários atuarão nas áreas correlatas aos cursos que frequentam e serão supervisionados. “O que é da competência do servidor não será transferido. Os universitários atuarão no atendimento ao público, sempre orientados. Terão que preencher folha de ponto, passarão por avaliação mensal das chefias no setor público e também da própria instituição de ensino”, concluiu Lucas Guimarães. 

Foto: Jorge Maravilha