Prefeitura e AgeRio assinam convênio para programa de microcrédito nesta quinta (4)

Agência Estadual de Fomento oferece soluções financeiras para empresas, microempreendedores e gestões municipais

O Prefeito Vinicius Claussen e representantes da AgeRio (Agência Estadual de Fomento) assinam, nesta quinta (4), às 10h, na Prefeitura, o convênio que celebra a implantação do Programa de Microcrédito no Município. O objetivo da gestão é o desenvolvimento econômico da cidade, geração de emprego e renda, por meio do estímulo ao empreendedorismo e a inovação. Oferecer crédito é uma das metas da AgeRio, que atua em diversos setores com soluções financeiras, com desenvolvimento sustentável do estado do Rio. O público-alvo da agência são empresas, microempreendedores e prefeituras.

A AgeRio terá uma filial em Teresópolis, que vai funcionar no Espaço do Empreendedor. O novo setor será inaugurado em breve e vai reunir ainda órgãos como Sebrae/RJ e Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro), entre outros, para apoiar os empreendedores nos seus primeiros passos rumo à constituição formal de suas empresas. No local serão oferecidos crédito, capacitação e, ao lado, vai funcionar a nova instalação do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Programa de Microcrédito

Entre as diretrizes do Programa de Microcrédito no Município estão disponibilizar recursos, próprios ou captados de terceiros, para a concessão de financiamentos; fornecer orientações, regulamentos, manuais de procedimentos, modelos de documento e demais normas necessárias à realização das operações de crédito; aprovar, em última instância, as propostas de financiamento com base nas documentações apresentadas pelo Agente de Crédito; fornecer sistema informatizado para administração, concessão e monitoramento dos financiamentos; e efetuar o acompanhamento, controle e monitoramento do programa.