Prefeitura define local e projeto da nova UPA de Teresópolis

Compartilhar:

Um investimento de mais de R$ 20 milhões na Saúde de Teresópolis, a Unidade de Pronto Atendimento será instalada no bairro de São Pedro e terá moderno Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer. Obras terão início ainda em 2019. 

A Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro definiram o local onde será construída a nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Teresópolis. O empreendimento será construído na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro. A construção será em alvenaria e terá dois andares. O primeiro abrigará o pronto-atendimento 24 horas, com Clínica Médica, Pediatria e Odontologia. No segundo piso, funcionará um moderno Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, com realização de mamografia, endoscopia digestiva, ultrassonografia e colonoscopia.

 Somando mais de R$ 20 milhões em investimentos do Governo do Estado, a nova UPA substituirá a atual, localizada no bairro do Bom Retiro, que se tornará uma Clínica da Família após obras de adaptação. A clínica servirá principalmente ao Bairro de São Pedro e Centro, onde já havia plano para implantação de uma unidade.

 A nova UPA será instalada no prédio onde desde 2009 funciona o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. Eitel Abdallah, no complexo do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro. Com isso, ao iniciar as obras, o SPA será transferido para o Cemusa, no mesmo bairro, onde funcionava originalmente. A mudança será comunicada à população com antecedência. A área de lazer da Vila Olímpica será reformada e ampliada.

 “É um grande avanço para a saúde em Teresópolis. Mesmo diante da grave situação econômica encontrada na Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, estamos conseguindo avanços significativos na área de saúde. Com a nova UPA e o centro de diagnóstico do câncer, estamos investindo também em prevenção, para salvar vidas”, anuncia o Prefeito Vinicius Claussen.

 “Com a nova UPA e a clínica da família que será inaugurada no local da atual Unidade de Pronto Atendimento, vamos ampliar nossa capacidade de atendimento de 400 para 700 pacientes diários”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

 O anúncio da construção da nova UPA foi feito durante sessão legislativa no dia 1º de agosto, quando o Prefeito reafirmou a importância da parceria entre os governos municipal e estadual. “Agradecemos ao Governo do Estado, que tem reconhecido nosso esforço para reconstruir Teresópolis e vem investindo fortemente em nossos projetos para a virada de página, não apenas na Saúde, mas em outras áreas, como Meio Ambiente, que acabou de receber forte investimento para o nosso parque municipal e para limpeza de rios”, lembra o Prefeito Vinicius Claussen.